Consórcio PCJ realiza a 4ª e última capacitação da 1ª etapa da Semana da Água 2013

O Consórcio PCJ promoveu, na quinta-feira, dia quatro de julho, a 4ª e última capacitação da 1ª etapa do Projeto Semana da Água 2013 “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”. O evento aconteceu no Centro de Referência em Gestão e Proteção dos Recursos Hídricos, sede da entidade, localizada em Americana (SP) e contou com a participação de 60 pessoas, entre gestores de educação e professores dos municípios associados à entidade. Finalizada a 1ª etapa do Projeto, educadores terão agora todo o segundo semestre para replicar com os alunos das escolas os conhecimentos adquiridos com as capacitações.

Os participantes assistiram à palestra da gerente de gestão e sensibilização ambiental do Consórcio, Andréa Borges, que enfatizou a importância do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ e a renovação de sua outorga, prevista para 2014. Andréa debateu com os participantes sobre as questões políticas e econômicas que envolvem o Sistema Cantareira e a renovação da sua outorga, além de fazer um balanço das capacitações de 2013.

A gerente também instruiu os educadores presentes a fazerem o livro de bordo, que registra as atividades replicadas pelo município com as atividades da Semana da Água. O livro de bordo contém o número de pessoas, alunos e escolas que participaram, fotos dos eventos promovidos, relatórios e demais dados referentes à cada projeto específico desempenhado.

Para a coordenadora da secretaria de educação de Jarinu, Caroline Torelli, presente no encontro, é importante que os professores saibam como ensinar as crianças usando informações complexas como as do Sistema Cantareira. “É um tema com muitos detalhes, difícil de passar para os alunos. Em Jarinu, nós, professores, usamos o método lúdico de ensinamento. Com slides, jogos, fotografias e brinquedos, nós conseguimos transmitir o valor da água para os alunos, que por sua vez, transmitem para os pais”, afirmou Caroline.

Denise Cristina Pin, da secretaria de educação de Cordeirópolis, também disse que o tema sobre o Cantareira é complexo mas que o curso foi muito elucidativo. “Com o que aprendi com o curso eu vou aproveitar o tema sobre cooperação. Vou passar aos demais educadores que a cooperação pela água é necessária em todos os setores”, comentou ela.

“A capacitação realizada pelo Consórcio PCJ nos dá ainda mais vontade de lutar pela bacia e principalmente, agora, nesse período que estaremos discutindo a renovação da outorga do Sistema Cantareira”, apontou também Evandro Rogério Santos, do Grupo de Defesa Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba.

 Semana da Água 2013 – Sistema Cantareira: Compartilhando Desafios


O Projeto Semana da Água é realizado pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, há 19 anos, sempre com um tema diferente a cada ano. Devido à importância do assunto para a sustentabilidade hídrica da região, a diretoria do Consórcio PCJ elegeu o Cantareira como o assunto das capacitações em 2013, com o slogan “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”. O Sistema é responsável por abastecer cinco milhões de pessoas nas Bacias PCJ e outras nove milhões na Grande São Paulo, constituindo-se como central para o desenvolvimento das duas regiões.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo