Consórcio PCJ realiza 7º Encontro Regional do Gota d’Água em Piracicaba

Evento destacou o uso das redes sociais e dos meios tradicionais de comunicação para educar sobre a conservação dos recursos hídricos

O Consórcio PCJ promoveu o 7º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água 2019 na última quarta-feira, dia 22 de maio, em Piracicaba (SP). O evento reuniu na sede da Secretaria de Educação do município professores, representantes de Meio Ambiente e Educação, gestores de saneamento e abastecimento de água de Piracicaba e de outras três cidades. A realização do encontro no município paulista, onde foi criado o Consórcio PCJ, representa uma etapa especial para o projeto que é organizado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade. Temas de relevância, como o uso de aplicativos, de redes sociais e também dos meios tradicionais de comunicação para sensibilizar a comunidade sobre a importância de conservação dos recursos hídricos, pautaram as discussões.

Até junho, serão realizados dez encontros regionais com o tema “Desafio Água e Saneamento”. O próximo evento, no dia 29 de maio, terá Pirassununga como sede. Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ utiliza aplicativo de envio de mensagens para smartphones para difundir experiências e também promove encontros a distância, por meio de EAD. A primeira aula on-line já está disponível e os participantes devem se inscrever pelo site www.agua.org.br/cursos. Este ano, a iniciativa conta com a parceria da ARES-PCJ, que vem ampliando a atuação do projeto ao incluir cidades reguladas pela agência.

O 7º Encontro Regional do Gota d’Água reuniu representantes de Piracicaba, Artur Nogueira, Capivari e Rio Claro. Como nas capacitações presenciais anteriores, as atenções se voltaram à gestão da água e ao direito universal ao saneamento básico. Além de conhecerem as experiências do projeto, professores e gestores tiveram a oportunidade de expor realidades locais, compartilhar ideias e fazer sugestões a respeito desses dois temas principais.

Com cerca de 400 mil habitantes, Piracicaba tem a história associada ao rio de mesmo nome que adentra o município e se constitui no maior afluente em volume de água do Rio Tietê. No século 18, época da fundação, a localidade passou a ser um apoio estratégico às embarcações que desciam o Tietê em direção ao Rio Paraná. Nos anos 1980, o nível de degradação do rio mobilizou vários setores da sociedade em torno da “Campanha Ano 2000: Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba”. O movimento iniciado na cidade deu origem ao Consórcio PCJ e à criação do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, pioneiro no Brasil.

O rio celebrado em letra e música não é a principal fonte de abastecimento no município. Enquanto o Piracicaba responde por 20% da captação da água, o grande volume é retirado do Corumbataí, rio que mereceu um estudo encomendado pelo Comitê PCJ e contratado pela Agência das Bacias PCJ. O relatório deve ser concluído até o final deste ano e vai elencar ações que garantam a segurança hídrica da população de Piracicaba e de outros oito municípios abastecidos por este importante manancial.

Participante do encontro, o vice-prefeito de Piracicaba José Antonio de Godoy ressaltou o papel fundamental do Gota d’Água para despertar nas comunidades a consciência sobre a preservação dos recursos hídricos. “O formato que une Educação e Meio Ambiente é o projeto que alcança melhores resultados, justamente por se voltar ao futuro, para aqueles que vão fazer uso da água”, disse.

O vice-prefeito também destacou a importância de iniciativas conjuntas para a conservação do meio ambiente como um todo. “Não adianta nossa cidade realizar ações para preservar a água, sendo que o município é o último do rio Piracicaba. É preciso que as outras cidades se conscientizem de que a preservação deve ser feita também em suas áreas”, afirmou Godoy.

O encontro regional de Piracicaba destacou, entre outros temas, a importância da comunicação como aliada das práticas educativas. “No Gota d’Água, a forma de sensibilizar as comunidades sobre a conservação dos recursos hídricos indica que todos devemos nos tornar influenciadores”, afirmou Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização projeto.

Aplicativos de mensagem para smartphones, redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos são, hoje em dia, recursos indispensáveis para disseminar informações a todos os públicos e promover transformações. Mas Andréa destacou também a eficiência dos canais convencionais. “Em Piracicaba, por exemplo, há uma parceria com o rádio para divulgação de spots que chegam como mensagens curtas à dona de casa, ao caminhoneiro, que ouvem aquela emissora”, disse.

Elizabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, falou sobre a experiência do município no uso dos spots de rádio para educar a população. Uma das parceiras na produção de conteúdo das mensagens é a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). “Abordamos nesses spots temas como as queimadas urbanas, a questão dos resíduos, o consumo consciente, as sacolinhas plásticas entre outros assuntos”, enumerou Elizabeth.

Para a bióloga, a experiência do Gota d’Água contribui para fortalecer ações já colocadas em prática no município. Segundo Elizabeth, uma iniciativa piloto, em fase de elaboração, prevê o envolvimento do projeto em ações de educação a serem realizadas em um grande adensamento urbano, na área da sub-bacia do Córrego do Enxofre.

Com o trabalho conjunto do Consórcio PCJ e da ARES-PCJ, o número de municípios participantes nesta edição do Gota d’Água foi ampliado, passando de 42 para 70 cidades envolvidas na parceria inédita. Carlos Roberto Gravina, diretor técnico da ARES-PCJ, observa que a atuação no projeto contribui para difundir as ações da agência reguladora. Pesquisa recente indica que somente 2% da população atendida pela ARES-PCJ sabe quais são as atribuições da entidade. Entre todas as competências, o executivo explica que, além de praticar a regulação das tarifas, a agência fiscaliza a qualidade da água tratada distribuída às comunidades. “A ARES-PCJ tem importância fundamental no dia a dia das pessoas e é preciso conhecê-la”, ressaltou.

Para que se saiba mais sobre o trabalho realizado pela ARES-PCJ, a primeira aula on-line disponível no site do Consórcio PCJ destaca justamente as ações de fiscalização e monitoramento realizadas pela agência reguladora. A vídeo-aula é ministrada por Daniel Manzi, coordenador de Fiscalização da ARES-PCJ, e pode ser acessada em www.agua.org.br/cursos.

A segunda aula on-line do projeto Gota d’Água será disponibilizada no dia 29 de maio, durante o encontro regional de Pirassununga. O tema, destacou Andréa Borges, será poluição atmosférica, assunto escolhido este ano pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Nessa vídeo-aula, vamos mostrar como a poluição do ar também interfere na qualidade da água e pode contaminá-la”, disse.

Grupo de discussão

Desde o primeiro encontro regional realizado em Amparo, no dia 3 de abril, os participantes adicionados a um grupo no WhatsApp contribuem com perguntas, ideias e sugestões. Em Ribeirão Preto, Atibaia, Campinas, Indaiatuba, Limeira e Piracicaba, o grupo foi ampliado com a inclusão de novos membros. “Acreditamos que, cidade após cidade, será criada uma rede muito forte que vai usar o WhatsApp como uma ferramenta a favor da sustentabilidade e da eficiência hídrica”, observa o biólogo Thiago Pietrobon, consultor do Consórcio PCJ.

Ao final dos encontros regionais, os participantes recebem um kit com materiais educativos. O gibi “Turma do Lamba – De olho na água”, o jogo dos 7 erros no uso da água e a publicação “Água: vamos falar sério?” foram elaborados especialmente para que os educadores possam trabalhar em sala de aula com conceitos amplos, como preservação dos rios e uso consciente da água no dia a dia. O material também possui uma versão on-line disponível em “Publicações”, na Biblioteca Digital do site: www.agua.org.br.

Agende-se

Este ano, o Gota d’Água será realizado em uma área bem mais abrangente e vai contemplar quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Isto só é possível com a parceria inédita da ARES-PCJ. Desde a criação, em 2015, o Gota d’Água capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Depois de Amparo, Ribeirão Preto, Atibaia, Campinas, Indaiatuba, Limeira e Piracicaba, o projeto tem mais três encontros regionais programados nas cidades de Pirassununga (29/05), São Carlos (06/06) e Sorocaba (26/06).

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realizará encontros a distância, por meio de EAD, no canal Cursos on-line no site da entidade (www.agua.org.br/cursos). Também vem sendo criado um grupo de WhatsApp do projeto em cada encontro regional para troca de experiências entre os participantes e socialização de ideias e sugestões.

As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2014, passou a fazer parte do “Projeto Gota d’Água: #PreserveCadaGota”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações têm como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto.

SAIBA MAIS

Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi fundado em 13 de outubro de 1989 como uma associação de direito privado sem fins lucrativos. É composto por municípios e empresas compromissados com a recuperação dos mananciais em sua área de abrangência.

A conscientização dos setores da sociedade sobre os problemas que envolvem os recursos hídricos, o planejamento e as ações para manutenção e recuperação de mananciais são a base do trabalho realizado pelo Consórcio PCJ.

Gerida por um Conselho de Consorciados, a entidade desenvolve programas de preservação e recuperação ambiental, com foco na sustentabilidade hídrica.

Para mais informações, acesse: www.agua.org.br

ARES-PCJ

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), instalada em 2011, tem a função de regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios. Atualmente, 56 cidades são associadas à ARES-PCJ. De acordo com o Censo IBGE de 2017, a população estimada nestes municípios soma 7.457.498 habitantes.

Para mais informações, acesse: www.arespcj.com.br

Texto e Foto: MXP Comunicação

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo