O Consórcio PCJ protocolou no dia 14 de outubro a sua proposta de renovação da outorga do Sistema Cantareira junto ao Comitê das Bacias PCJ, em sua sede na cidade de Piracicaba (SP). O documento apresenta a necessidade de ampliação das vazões para a região em 18m3/s, frente ao crescimento populacional nas Bacias PCJ que dobrou no último ano, passando de 2% para 4%, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atualmente, o Sistema Cantareira envia 5 m3/s para as Bacias PCJ e tem se mostrado insuficientes para assegurar o abastecimento público, industrial e rural. Nos últimos anos, o Cantareira chegou a enviar até 12m3/s para a região em épocas de estiagem.
Inicialmente, a necessidade de acréscimo de vazões apontava para um incremento de 15m³/s, porém com os novos dados apresentados pelo IBGE, o que acarreta pressão maior sobre a demanda de água, a entidade apresentou a proposta com a necessidade 18m³/s para garantir o abastecimento público, industrial e rural.
Para ler o conteúdo completo da proposta do Consórcio PCJ clique aqui.
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ