Consórcio PCJ prorroga inscrições para o 8º Prêmio Ação pela Água

O “Oscar da Água” vai selecionar projetos desenvolvidos durante a pandemia que impactam positivamente a gestão dos recursos hídricos e a saúde das populações. Pela primeira vez, Limeira será a cidade anfitriã da premiação

O 8º Prêmio Ação pela Água, organizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), terá o prazo de inscrições prorrogado para até o dia 31 de agosto de 2022. O objetivo é ampliar as oportunidades para todos participarem e compartilharem suas experiências de trato com a água e meio ambiente.

A edição desse ano tem como tema “Água: essencial para a nossa saúde e a do Planeta”. Conhecida como “Oscar da Água” nas Bacias PCJ, a premiação vai contemplar projetos desenvolvidos nos últimos dois anos, durante a pandemia de Covid-19, que tenham impactado positivamente a gestão de recursos hídricos, o meio ambiente e saneamento, com reflexo na saúde e no bem-estar das populações. Limeira foi escolhido, pela primeira vez, como município anfitrião para a entrega dos prêmios. As inscrições estão abertas no site do Consórcio PCJ e podem ser feitas até o dia 15 de julho de 2022.

O Prêmio Ação pela Água foi criado pelo Consórcio PCJ em 2000. Naquele ano, os participantes, instigados pelo tema “Racionalização pelo uso da água”, iniciavam com suas contribuições um processo de transformação que culminou em boas práticas ambientais em um território econômico e urbano dos mais importantes do Brasil. Em uma área de 15.303 km2, as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí agregam 2,7% da população do País, com mais de 5,9 milhões de habitantes e respondendo por cerca de 7% do Produto Interno Bruto Nacional.

Da primeira à 7ª edição, realizada em 2019, o prêmio privilegiou um tema associado ao momento hídrico brasileiro. Não por acaso, em 2001 a “Excelência em Educação” foi mote inspirador para os participantes. A “Responsabilidade Social” (2002), “Qualidade da Água” (2003), “Gestão de Recursos Hídricos” (2008), “Temas Diversos” (2012) e “30 Anos de Gestão da Água nas Bacias PCJ” (2019) foram temas que resultaram em centenas de projetos inscritos nas várias edições.

Nesta 8ª edição, os inscritos devem apresentar nos projetos ações que representaram, nos últimos dois anos, melhoria da saúde das comunidades com gestões apropriadas dos recursos hídricos. Os trabalhos devem contemplar também iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente e ideias que possam resultar em medidas para universalizar o saneamento e o abastecimento hídrico.

Todos os projetos participantes serão submetidos a uma comissão julgadora composta por especialistas do setor, com atuação efetiva nas Bacias PCJ. Os trabalhos passarão por avaliações a partir de quatro critérios: resultados, impacto social, replicabilidade e originalidade.

História de sucesso

Com seu enredo de êxitos, o Prêmio Ação pela Água é parte importante na história do Consórcio PCJ. “Um sucesso não nasce por acaso, mas sim é construído pela dedicação e capacidade dos envolvidos em assumir e vencer desafios”, destaca Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ.

Desde o Plano Diretor elaborado em 1992 pelo Consórcio PCJ e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), transformado nos planos e Bacias PCJ, há mudanças significativas de paradigmas, aponta Lahóz. “Os municípios acreditaram e saíram dos 3% de tratamento de esgotos chegando hoje a quase 80%. Saíram de 45% de índice de perdas nas redes públicas de distribuição de água e reduziram para a atualidade em 34%”, diz. O secretário executivo destaca ainda as iniciativas colocadas em prática pelas empresas na redução do uso da água e tratamento de efluentes, ressalta a importância da educação como forma de preservar os recursos hídricos e também o papel da imprensa com parceira no registro e incentivo das boas práticas desenvolvidas pelos municípios e empresas nas Bacias PCJ.

Para sua realização, o Prêmio Ação pela Água conta com o apoio da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). “A premiação estimula a conservação e recuperação dos recursos hídricos e mananciais de nossa região, além de promover o uso racional e consciente da água, bem precioso que temos que preservar para as gerações futuras”, afirma Dalto Brochi, diretor geral da ARES-PCJ.

Para Amando Varella, Co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus Indústria de Papel, uma das patrocinadoras, o Prêmio Ação pela Água compartilha valores semelhantes aos da empresa, quando se consideram a sustentabilidade e as iniciativas que impactam positivamente o meio ambiente. “Por isso, é importante apoiarmos este evento que reconhece, estimula e dá visibilidade às ações transformadoras do trato da água e gestão ambiental”, diz.

Limeira, cidade anfitriã

Em cada uma de sete categorias do Prêmio Ação pela Água serão selecionados cinco finalistas. Todos serão apresentados durante a cerimônia de premiação em Limeira (SP), cidade-anfitriã desta edição.

Prefeito de Limeira e presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion ressalta a importância de sediar a premiação no município. “Muitas transformações em prol do meio ambiente decorrem desde a primeira edição deste prêmio. Por tamanha relevância e universalidade, os projetos apresentados em anos anteriores não se restringem em propostas e ações à área das Bacias PCJ”, afirma.

Botion lembra que Limeira é conhecida no Brasil por se localizar na importante bacia hidrográfica do rio Piracicaba. “O próprio Piracicaba passa pela cidade, assim como o rio Jaguari. É deles que captamos a água consumida no município. E é a partir deles que empreendemos o crescimento econômico e nos posicionamos entre as cidades com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos do Brasil”, destaca.

Na cidade anfitriã, os finalistas receberão o certificado “Notórios da Água”. Ao grande vencedor está reservado o troféu “8º Prêmio Ação pela Água”.

Com os projetos inscritos no 8º Prêmio Ação pela Água, os organizadores pretendem ampliar e compartilhar contribuições para que a água tratada e de qualidade seja, cada vez mais, um bem acessível a toda população brasileira.

SERVIÇO

8º Prêmio Ação pela Água

Informações, regulamento e inscrições:
https://agua.org.br/premio_acao_pela_agua/

O 8º Prêmio Ação pela Água é organizado pelo Consórcio PCJ e conta com o patrocínio da Agência Reguladora Regional (ARES-PCJ) e da Papirus Somosvita. A iniciativa ainda possui os apoios institucionais de: ABES, ABRHidro, Fundação Agência PCJ, Comitês PCJ, ANA, ASSEMAE, Consimares, LADSEA da Unicamp, NUPS da USP, OGA, REBOB e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo