Destaques do Ano de Meio Ambiente e Educação Ambiental serão premiados pelo Consórcio PCJ

 
Relatório com as atividades realizadas durante a crise hídrica pela entidade será lançado na ocasião

O Consórcio PCJ realizará nessa quarta-feira, dia 30 de novembro, Seminário de Avaliação do Projeto “Gota d’Água”, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, no qual serão conhecidas as iniciativas que foram os “Destaques do Ano 2016” na área de meio ambiente e educação ambiental, promovidas pelos municípios participantes do projeto. O evento acontecerá no Museu da Água, em Indaiatuba (SP), a partir das 9h.

Cinco iniciativas serão premiadas como “Destaques do Ano” e outras cinco receberão “Menção Honrosa”, que passaram pela avaliação de uma comissão julgadora composta pela equipe técnica do Consórcio PCJ.

Durante o encontro, os participantes do Projeto “Gota d’Água” realizarão a votação de qual foi a melhor ação entre os cinco “Destaques do Ano”, que receberá o troféu “Sua Gota faz a Diferença”, como o grande destaque de 2016. Os envolvidos com os projetos vencedores como “Destaques do Ano” receberão kits com materiais didáticos do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ.Também serão sorteados kits para quem estiver presente ao Seminário.

Os educadores com as maiores frequências de participação nas capacitações do Consórcio PCJ também serão reconhecidos com o certificado de “Mérito Ambiental”. Cerca de 300 pessoas de 38 municípios das Bacias PCJ participaram dos encontros promovidos pela entidade em 2016.

Esse ano, o Projeto “Gota d’Água”, teve como tema central as Políticas Municipais de Recursos Hídricos e o Sistema Cantareira, além de orientações aos educadores de como proceder com o trabalho do conteúdo em sala de aula, iniciativa essa intitulada pelo Consórcio PCJ de “Multiplique essa Gota”.

Dos 38 municípios das Bacias PCJ que participaram do projeto, 20 se inscreveram para concorrer à Premiação “Destaques do Ano – 2016”.

Relatório Juntos na Gestão da Água

Durante o Seminário do Projeto Gota d’Água no Museu da Água, o Consórcio PCJ apresentará o Relatório “Juntos na Gestão da Água”, que apresenta as ações e os resultados atingidos pela entidade na gestão da mais grave crise hídrica que assolou não somente as Bacias PCJ, mas todo o Estado de São Paulo, entre 2013 e 2015, levando ao quase exaurimento pleno das fontes de abastecimento da região.

O Consórcio PCJ desenvolveu uma série de atividades de contingenciamento e assessoria aos municípios, empresas e ao setor rural, além de promover campanhas de sensibilização da comunidade, como as ações “E se essa fosse a última Gota”, “Construindo Sustentabilidade”, “Orientações para o Armazenamento de Água Chuva”, entre outras.

Sobre o Projeto Gota d’ Água

O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014. O novo projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Com esse novo projeto, a equipe do Programa de Educação Ambiental sempre estará à disposição dos associados ao Consórcio PCJ, com o desenvolvimento das semanas da água municipais e de qualquer outro projeto de educação ambiental.

Premiação “Destaques do Ano”

O Consórcio PCJ instituiu desde 2013 a premiação “Destaque do Ano” para reconhecer os projetos realizados dentro das Semanas da Água realizadas pelos municípios, no âmbito do tema de Educação e Sensibilização Ambiental. É eleita uma comissão julgadora composta pelo corpo técnico da entidade que avalia todos os projetos inscritos e indica cinco finalistas, sendo que apenas um deles é eleito pelo público como o Melhor Projeto do Ano, que recebe o troféu “Sua Gota faz a Diferença”.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo