Consórcio PCJ promoverá curso de produção de mudas em viveiros municipais no dia 26/11

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, realizará no dia 26 de novembro de 2013, das 8h30 às 16h00, em Piracicaba-SP, a 3ª Edição do curso voltado à produção de mudas, como etapa do “Projeto – Viveiros Florestais”, que já permitiu a troca de experiências entre mais de 150 participantes. As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 21 de novembro.

O objetivo do encontro é fomentar e capacitar operadores de viveiros florestais, proporcionando a implantação de novos viveiros, ampliação daqueles já existentes e principalmente a troca de experiências entre os participantes.

O curso ocorrerá em duas etapas. No período da manhã, os participantes visitarão a Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP/FUMEP, onde serão recebidos pelo Engenheiro José Carlos Perdigão, da ONG Jaguatibaia. Ele fará uma palestra sobre Implantação, Manutenção e Operação de Viveiros Florestais. Em seguida, um representante da prefeitura de Piracicaba (SP), a ser definido ainda, compartilhará experiências do viveiro municipal da cidade. Fechando a primeira fase do curso, a Engeheira Denise Dedini, da CETESB Piracicaba, abordará as alterações do código florestal e as implicações no licenciamento ambiental, encerrando com um debate entre sobre o tema.

No período da tarde, os inscritos no curso conhecerão na prática as instalações do viveiro municipal de Piracicaba, e participarão de uma oficina de produção de mudas,que envolve desde técnicas de plantio de sementes até a manutenção das mudas. 

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. A iniciativa só é possível com apoio de 16 viveiros municipais, distribuídos pelas cidades de Rio Claro, Iracemápolis, Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba, Capivari, Cosmópolis, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, todas situadas no Estado de São Paulo e Camanducaia, em Minas Gerais. A entidade ainda possui parceria com a empresa Van der Hoeven – fabricante de estufas agrícolas – na produção de mudas.

O Consórcio PCJ, em mais de 20 anos de atuação do Programa, fomenta entre proprietários rurais e a comunidade como um todo a importância de se criar uma cultura preservacionista na sociedade. 

Serviço

Data: 26 de novembro de 2013 

Horário:  08h30 às 16h

Local: (MANHÃ) Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP/FUMEP Endereço: Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560 – 13414-040 

(TARDE) Viveiro Municipal de Piracicaba – SP, Endereço: Rua Carolina Sachetto Martins, 1250 – 13423-000

Nota: A inscrição é obrigatória, não tem custo e deverá ser feita até o dia 21/11 com Felipe Negrão através do telefone (19) 3475-9409 ou e-mail: ppm@agua.org.br

Contendo: Nome da Instituição, Secretaria (para prefeituras), Setor (para empresas), Nome da pessoa, Telefone (incluir DDD e ramal), Celular (incluir DDD) e E-mail.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo