Consórcio PCJ promove Workshop “Experiências em Perdas Hídricas como Fator de Sustentabilidade Hídrica”

 

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) promoverá no dia 23 de junho, quarta-feira, o Workshop “Experiências em Perdas Hídricas como Fator de Sustentabilidade Hídrica”, a partir das 8h30 na sede da entidade, em Americana-SP.

O objetivo do evento é o de promover o intercâmbio de experiências entre os municípios e os serviços de água da região na condução de ações de combate às perdas hídricas e, desta forma, ampliar e potencializar o processo de articulação, mobilização e orientação dos envolvidos com o setor nos municípios para a coordenação da cooperação técnica e participação nas atividades de apoio na implementação das ações previstas nos planos diretores de combate as perdas.

Durante o workshop serão apresentados quatro cases. A Sanasa Campinas falará sobre o seu Sistema de Gestão do desempenho operacional, enquanto o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (SEMAE), irá debater sobre sua experiência no dimensionamento de medidores para grandes usuários. No período da tarde, a Foz do Brasil – unidade Limeira – irá abordar as perdas financeiras e o combate às ligações clandestinas, já a Sabesp – unidade de negócios Capivari/Jundiaí – explanará sobre a experiência na redução às perdas com a associação do método MASSP I  com gestão de pessoas e tecnologia.

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Apoio aos consorciados, tem elaborado termos de referências e realizados cursos de esclarecimentos como auxílio à municípios na obtenção de recursos federais e estaduais para investimentos no setor de saneamento. Nos últimos quatro anos, foram alavancados de forma direta cerca de R$ 10 milhões para os municípios consorciados com tais produtos.

De acordo com o Gerente Técnico do Consórcio e também responsável pelo Grupo Regional de combate às perdas, Alexandre Vilella, os serviços de água tem demonstrado atenção especial com a questão. “As perdas hídricas, além de garantirem a oferta de água local e no âmbito da bacia hidrográfica, configuram-se como fator de sustentabilidade financeira aos serviços de saneamento” explica Vilella.

Em 20 anos de atuação, o Consórcio PCJ, através do Programa Saneamento, Racionalização e Combate às Perdas Hídricas, vêm ao longo dos anos apoiando os seus consorciados no aumento e melhoria da eficiência dos índices de perdas hídricas que hoje somam 37% nas bacias PCJ, mas que em 1989 chegou a somar números acima de 50%.

Programação:

9h00 – Conceitos, rotinas e ações de combate de perdas de água na sustentabilidade dos recursos hídricos nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

9h30 – Case 1: Sistema de Gestão do Desempenho Operacional – SANASA Campinas

10h45 – Case 2: A experiência no dimensionamento de medidores para grandes usuários – SEMAE Piracicaba

12h00 – Discussão e intercâmbio de experiências

12h15 –  Intervalo para almoço

13h45 – Case 3: Combate as perdas financeiras e ligações clandestinas – Foz do Brasil – Unidade Limeira

15h00 – Case 4: Estratégias de redução de perdas na unidade de negócios Capivari/Jundiaí: a associação do método MASSP I a com gestão de pessoas e tecnologia – SABESP

16h15 – Discussão e intercâmbio de experiências

17h00 – Encerramento

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo