Consórcio PCJ promove visita técnica às obras da barragem de Duas Pontes, em Amparo (SP)

Com 35% da construção concluída, reservatório estratégico vai aumentar de forma significativa a disponibilidade hídrica para vários municípios paulistas.

 

O Consórcio PCJ, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), promoveu na última terça-feira (26/04) uma visita técnica às obras da Barragem de Duas Pontes, em Amparo (SP). Juntamente com a Barragem de Pedreira, no município vizinho, o funcionamento do reservatório vai aumentar significativamente a disponibilidade hídrica para as cidades que se beneficiam das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

A Barragem de Duas Pontes foi projetada com altura máxima de 35 metros e comprimento total de 800 metros. Dos 880 hectares, 486 hectares serão destinados ao reservatório. O volume útil será de 53,4 hm³. A estrutura do barramento vai contar com vertedouro de 140 metros e capacidade de até 715 m³/s (TR 10.000 anos), bacia de dissipação, galeria de adução, tomada d’água seletiva (nível) e escada de peixes. Em 391 hectares da Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório serão plantadas até 440 mil árvores nativas.

Obras da barragem de Duas Pontes, em Amparo (SP)

 

No evento com participação de autoridades, técnicos e responsáveis pela construção da barragem em Amparo, foi apresentado o atual cronograma, que tem 35% das obras concluídas. De acordo com Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ, a visita técnica representou uma oportunidade de aproximação institucional entre os coordenadores do empreendimento e os gestores regionais, viabilizando maior diálogo, troca de informações e possibilidade de acompanhamento das obras. “A barragem é de extrema importância para a região, uma vez que vai beneficiar muitos municípios”, afirmou. “E é cada vez maior a nossa preocupação com a preservação dos recursos hídricos”, completou.

Os empreendedores destacaram que as ações para desviar o Rio Camanducaia estão programadas para janeiro de 2023, sem prejuízo ou impacto ao regime das vazões de jusante. Segundo técnicos do DAEE, a previsão para finalizar as obras é julho de 2023. O enchimento do reservatório se dará entre três e seis meses, permitindo regularização de até 5,3m³/s a serem somados aos atuais 3,4m³/s de vazão média do Camanducaia, totalizando 8,7m³/s de vazão garantida.

Participantes da comitiva recebem esclarecimentos sobre a obra.

 

Consideradas uma das últimas possibilidades de reservatórios regionais de água, internas às bacias do PCJ, as Barragens de Duas Pontes e Pedreira são obras estratégicas para garantir a ampliação da disponibilidade hídrica e desenvolvimento para a região, além da regularização da vazão dos rios Jaguari e Camanducaia em épocas de chuva e de estiagem. Juntos, os dois reservatórios deverão prover vazões regularizadas de 8,7 m³/s e 8,4 m³/s, respectivamente (com 98% de garantia), aumentando as vazões firmes disponíveis nestes dois rios em cerca de 9 m³/s para jusante.

Os municípios de Amparo, Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Paulínia, Cosmópolis, Limeira, Americana e Piracicaba, localizados na calha desses mananciais, são os principais beneficiados pelas vazões regularizadas pelos reservatórios de Pedreira e Duas Pontes. No entanto, o número de cidades atendidas pelas vazões a serem regularizadas poderá ser maior, mediante execução do Sistema Adutor Regional (SAR-PCJ). Durante a visita técnica em Amparo, representantes do DAEE destacaram que está em processo de licitação pela autarquia a revisão de estudo de viabilidade e execução do Projeto Básico e EIA/RIMA do SAR-PCJ, com previsão de conclusão dos objetos até julho de 2023. Da mesma forma, há sinalização de tratativas do DAEE para viabilizar junto à Secretaria da Fazenda a reserva de recursos financeiros orçamentários para as obras do SAR-PCJ.

Apresentação realizada aos participantes da comitiva sobre a obra.

 

Representações
Além do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz, estiveram presentes na visita técnica à Barragem de Duas Pontes o vice-presidente para Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ e diretor da DAE-Jundiaí, Martim Ribeiro, o diretor-presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, o presidente do DAEV-Valinhos, Walter Gasi, o presidente do SEMAE-Piracicaba, Maurício Oliveira, a presidente do SAEAN-Artur Nogueira, Gabriela Montoya Fernandes, o secretário de Obras do município de Cordeirópolis, Marcelo Coghi, a representante do município de Amparo, Heloísa Baldasso, o representante do município de Pedreira, Marcelo Ancona, os Coordenadores da AEGEA, Rodrigo Leitão e Alan Willian Pedra, o diretor do SAEAN, Éric Padela, o gerente de Meio Ambiente da Rhodia Solvay Group, Alexandre Toledo, os representantes Flávio Forti Stenico, José Cezar Saad e Maria Dalila, do Consórcio PCJ, José Antonio Ferreira, da DAE-Jundiaí, e Felipe Gonzaga, da Fundação Agência das Bacias PCJ. Tibério Júnior, Lígia Oliveira e Guilherme Marques participaram pelo DAEE/Consórcio CPC.

 

Sobre o Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 40 municípios e 23 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como o Conselho Mundial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

 

Mais Informações
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ
Tel.: (19) 3475 9408
e-mail: imprensa@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo