Consórcio PCJ promove reunião da Plenária de Entidades

14/01/2011

A Plenária de Entidades do Consórcio PCJ realiza reunião da Plenária de Entidades da sociedade civil, inseridas nos municípios das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) nesse sábado (15/01/2011), às 9h, em Americana (SP). A iniciativa busca fortalecer este espaço de articulação, no qual a sociedade civil pode participar da discussão da gestão dos recursos hídricos em âmbito regional. A reunião é aberta a todos os interessados e será na sede do Consórcio PCJ.

O coordenador da Plenária de Entidades do Consórcio PCJ e presidente da Florespi (Associação de Recuperação Florestal da Bacia do Rio Piracicaba e Região), Ricardo Schmidt, disse que as entidades devem aderir às discussões e participar da definição de ações em conjunto ao Estado e municípios. Atualmente, a sociedade tem acompanhado e sido penalizada com os fenômenos extremos supostamente causados pelas mudanças climáticas, como cheias que atingem a região de Piracicaba, secam no Sul o país, chuvas em vários Estados e outras partes do globo, com a Austrália. A situação exige análise e planejamento para se evitar desastres futuros.

Cabe à Plenária de Entidades contribuir com essa discussão, além de participar das definições de ordem política, como o acompanhamento do cumprimento da outorga do Sistema Cantareira, que vence em dois anos, e da execução das ações prevista no Plano de Bacias do PCJ (2011-2035).

“Temos que ampliar a discussão para as questões mais políticas, que têm muito impacto nas ações técnicas. Além disso, precisamos nos integrar efetivamente ao Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, ter uma visão mais global da questão dos recursos hídricos, participar e acompanhar os processos eleitorais tanto do Consórcio quanto dos Comitês PCJ”, disse Schmidt.

O Gerente Técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella, apresentará durante a reunião as informações e atualidades sobre o Consórcio PCJ e Comitês PCJ. Para ele, a reunião será importante para mobilizar a sociedade em ações para o biênio 2011/2012. “O objetivo do encontro é articular e integrar a sociedade civil para se fazer representada em diversos fóruns de discussão e de tomadas de decisões ligados aos recursos hídricos e meio ambiente”, comenta.

O que é a Plenária de Entidades do Consórcio PC?

A Plenária de Entidades é um órgão do Consórcio, que visa a implantação de um sistema de integração, parceria e sustentabilidade entre a sociedade civil e o Consórcio PCJ.

“A Plenária de Entidades do Consórcio PCJ historicamente faz a articulação da sociedade civil no âmbito desse colegiado, o que permite sistematizar a participação e racionalizar a organização interna do grupo, a apresentação de demandas, o fluxo de informações entre os participantes garantindo o bom uso do espaço colegiado”, informou Schmidt.

Ela é formada por representantes credenciados de Entidades Civis (Associações de classe, universidades, sindicatos, entidades ambientalistas e outras ONG’s), legalmente constituídas e sediadas nos municípios das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Confira a pauta da reunião de sábado

 

1 – Abertura;
2 – Informes e Consórcio PCJ, Comitês PCJ e Fundação Agência de Bacia;
3 – Estratégias e plano de atuação da plenária de entidades para 2011/2012;
4 – Eleições Comitês PCJ e Consórcio PCJ;

5 – Outros assuntos e Informes Gerais;

Serviço:

Evento: Reunião da Plenária de Entidades do Consórcio PCJ
Data e horário: 15/01/2011 às 9h
Local: sede do Consórcio PCJ situada à Av. São Jerônimo, 3.100, Morada do Sol, Usina Termelétrica de Carioba (CPFL), Americana (SP)

Para confirmação de presença e obtenção de mais informações, favor entrar em contato através dos e-mails plenariapcj@florespi.org.br e plenariadeentidades@agua.org.br ou nos telefones (19) 3434-2328  – Ricardo Schmidt (Florespi)  e/ou 3475-9400 – Alexandre Vilella  (Consórcio PCJ).

Assessoria de Imprensa Florespi e Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo