Consórcio PCJ promove projeto “Use Menos, Use de Novo”

O Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com o Tivoli Shopping e a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste, deram início ao projeto “Use Menos, Use de Novo”, com capacitações de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, das escolas EMEF Maria de Lourdes Rodrigues, EMEFEI Maria Regina Barbosa Carpim, ADI Dr. Euvaldo de Queiroz Dias, EMEFEI Puraficacion Sanches Fonseca – Dona Pura.

As escolas tiveram atividades educativas no shopping e na sede do Consórcio, em Americana,  nas manhãs dos dias 24, 25 e 27 de agosto. Inicialmente, os alunos estiveram no Tivoli onde acompanharam uma visita técnica monitorada sobre as ações de reuso da água e outras relacionadas ao meio ambiente.

No Consórcio PCJ, os alunos participaram de palestra informativa e visita técnica à Casa Modelo Experimental de Uso Racional de Água e Energia Elétrica. Logo em seguida, foram exibidos vídeos ligados a problemática dos recursos hídricos.

“Esse projeto busca conscientizar as crianças sobre uso racional da água e levar os conhecimentos aprendidos nas capacitações para os outros colegas de escola, os familiares, os amigos, sendo agentes multiplicadores do conhecimento adquirido”, comenta a Coordenadora de Projetos de Educação Ambiental, Andrea Borges.

Após essa capacitação técnica e prática, os alunos, orientados pelos professores, deverão disseminar as novas práticas as quais tiveram acesso durante as visitas aos outros colegas de suas respectivas escolas. Por fim, os alunos das quatro escolas, elaborarão redações com o tema “Use menos, Use de novo”, para um concurso que elegerá os melhores textos, que serão premiados com um cheque presente do Tivoli Shopping.

O Consórcio PCJ, desde a sua fundação em 1989, fomenta ações de Educação Ambiental com envolvimento direto com os demais programas desenvolvidos pela entidade. O Programa de Educação Ambiental tem como objetivo promover em todos os níveis de ensino e segmentos da sociedade a conscientização dos problemas e soluções relacionadas ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente, fomentando o fortalecimento da integração regional para a implantação e manutenção de um sistema de gestão dos recursos hídricos de forma descentralizada e participativa.

“A parceria com o Tivoli acontece há quatro anos, com a distribuição de mudas, em comemoração ao Dia da Árvore, Dia Regional de Proteção dos Mananciais e Aniversário do Consórcio, no qual é um projeto que culmina sempre num concurso, e através desses resultados conseguimos ver a eficiência da aplicação do projeto”, explica a Gerente de Parcerias, Márcia Kano Castro.

A avaliação das redações será realizada por uma comissão julgadora composta de membros da própria Secretaria de Educação, do Consórcio PCJ e do Tivoli Shopping. A premiação está programada para ocorrer na primeira quinzena de outubro.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo