Consórcio PCJ promove o Curso “O uso de podcasts como metodologia ativa em sala de aula” no âmbito do Projeto Gota d’Água 2023

Capacitação será realizada em formato de podcast e disponibilizada no Spotify

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, tem o prazer de anunciar o Curso “O uso de podcasts como metodologia ativa em sala de aula”, uma iniciativa que busca apresentar o potencial dos podcasts no ensino de temas complexos, como meio ambiente e água, oferecendo alternativas para atrair a atenção dos alunos. As inscrições de participação estão abertas pelo link: https://forms.gle/tzq1s6ERM96L5KXKA

Com o crescente interesse e engajamento da audiência, tanto no Brasil quanto no mundo, os podcasts se consolidaram como uma das mídias mais relevantes da atualidade. Estudos realizados pelo site e-Marketer indicam que até 2024, 23,5% da população mundial será usuária de podcasts. No Brasil, o Statista revela que 40% dos internautas já consomem esse tipo de mídia.

Diante desse cenário, o Consórcio PCJ decidiu criar um curso inovador voltado para educadores, apresentando-o no próprio formato que será ensinado: em formato de podcast! O objetivo é proporcionar uma experiência única aos participantes, permitindo que compreendam melhor essa mídia e aprendam a produzir podcasts de forma eficaz para aplicação em sala de aula.

O curso tem início na próxima sexta-feira, dia 04/08, com uma live especial que contará com a presença da renomada Jornalista Hebe Rios, que teve passagem pela EPTV/Globo e atualmente trabalha com divulgação científica. O encontro será transmitido às 10h (o link de acesso será enviado em breve aos inscritos no curso). Na sequência, o primeiro episódio, intitulado “Introdução ao Podcasting”, estará disponível no Spotify.

Confira a programação completa do curso:

  • 04/08: Live de abertura e 1º Episódio “Introdução ao Podcasting”
  • 11/08: 2º Episódio “Metodologias Ativas e Podcast”
  • 18/08: 3º Episódio “Editando um podcast”
  • 25/08: 4º Episódio “Roda de Conversa Especial – O Sucesso dos Podcasts”
  • 01/09: Encontro Presencial, em Vinhedo (SP), Oficina “Produzindo uma Rádionovela”
  • 08/09: 5º Episódio “Radionovela sobre a Turma do Lamba”

SOBRE O PROJETO GOTA D’ÁGUA

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo