Consórcio PCJ promove no dia 1º de junho, reunião com municípios sobre a regionalização do saneamento, proposta pelo PL 251/2021

Participarão do encontro virtual prefeitos e superintendentes dos serviços de água dos municípios das Bacias PCJ

O Projeto de Lei 251/2021, que dispõe sobre a criação de unidades regionais de saneamento e abre caminho para a regionalização dos serviços de abastecimento no Estado de São Paulo, atendendo a uma diretiva do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020), tem causado intenso debate no gerenciamento de recursos hídricos e saneamento. O Consórcio PCJ, ao lado dos parceiros (Comitês PCJ, ARES-PCJ, Fundação Agência de Bacias PCJ, e GAEMA Piracicaba), promoverá na próxima terça-feira, dia primeiro de junho, reunião em ambiente virtual com os prefeitos e seus serviços de águas das Bacias PCJ para esclarecer dúvidas e articular o posicionamento da região quanto a esse tema.

O PL é polêmico. Na última reunião do Conselho de Associados, realizada em 29 de abril, diversos representantes dos municípios membros do Consórcio PCJ manifestaram preocupação quanto a titularidade dos serviços e os possíveis impactos tanto no âmbito municipal, quanto para a região como um todo das Bacias PCJ.

Naquela ocasião, por exemplo, a superintendente do SAAE-Atibaia manifestou preocupação com o PL, já que o mesmo não foi debatido com os municípios e nem levou em conta as UGRHI (Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) na divisão das regionais de saneamento. “Não consigo enxergar o critério de agrupamento, porque se chama de unidade regional, mas não é por região, é um agrupamento por critérios de viabilidade econômica, basicamente. Eu não consigo ver de que forma esse modelo vai contribuir para se atingir as metas de saneamento”, atentou à época, Fabiane.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, de acordo com a Política Nacional de Saneamento (Lei 11.455/2007), os Estados da federação possuem até o dia 15 de julho para aprovarem a regionalização do saneamento. Os que não se articularem até essa data a União poderá instituir por conta própria as ditas unidades regionais de saneamento. E por isso, São Paulo corre contra o tempo para a aprovação do PL 251.

O PL prevê que os municípios terão 180 dias para optarem por aderirem às unidades regionais de saneamento, a contar a partir da data de publicação da Lei Estadual. É importante ressaltar que a adesão é voluntária, bastando uma declaração formal assinada pelo prefeito para que o município possa fazer sua adesão.

Porém, o Estado atenta que a não adesão pode causar restrição de acesso a recursos federais destinados ao saneamento, além de o município ter de garantir, de forma isolada e independente, o compromisso com o atendimento às metas de saneamento, estipuladas pelo Novo Marco Legal (Lei 14026/2020).

O PL 251 também atenta para a necessidade de estruturação e criação de um ente que fará a coordenação das unidades regionais de saneamento, com a criação de uma instância colegiada para a tomada de decisões.

A reunião contará com exposições e análises de representantes do Consórcio PCJ, Fundação Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e GAEMA Piracicaba sobre os impactos que essa nova legislação poderá acarretar ao gerenciamento do saneamento e de recursos hídricos nas Bacias PCJ.

Esses serão os temas a serem debatidos na reunião do dia primeiro de junho, o que torna a participação dos prefeitos e representantes dos serviços de água de fundamental importância. O convite já foi disparado pela Secretaria Executiva do Consórcio PCJ com o link de acesso à sala virtual do encontro. Quem não recebeu ainda o convite, pode solicitá-lo pelo e-mail: assessoria.se@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo