Consórcio PCJ promove Encerramento de Projetos de Reflorestamento no município de Limeira em comemoração pelo Dia Mundial da Água

 

17/03/11

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Consórcio PCJ promoverá plantio de 200 mudas nativas em Limeira (SP), no dia 19 de março, sábado, a partir das 9 horas, com a participação dos alunos do Instituto de Ciências Aplicadas (ISCA) de Limeira e da comunidade regional.

A área em que ocorrerá o plantio faz parte de projeto “Reflorestamento ciliar e de nascentes nas sub-bacias dos rios Atibaia e Jaguari, voltado à gestão dos recursos hídricos”, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO e atendeu nove propriedades rurais localizadas nos municípios de Amparo, Atibaia, Campinas, Limeira e Vinhedo.

No total, 13 hectares foram recuperados, sendo que, para cada caso foram elaborados laudos técnicos de uso e ocupação do solo e projetos de reflorestamento ciliar, pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ.

Em Limeira, o projeto atendeu três proprietários rurais e foram plantadas aproximadamente 5,5 mil mudas. O evento deste sábado, mais do que plantar mudas, busca fomentar na população modelos conservacionistas e preservacionistas, ampliando assim a cultura de Proteção aos Mananciais.

O evento contará com as presenças do Secretário de Meio Ambiente de Limeira, Domingos Furgione Filho, do Gerente Técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella, do Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, das Coordenadoras dos Cursos de Engenharia Ambiental e Química do ISCA, Luciana Savoi e Gislaine Delbianco, da Foz do Brasil – Limeira, além de agentes da comunidade.

Em 19 anos de existência, o Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ plantou cerca de 3,5 milhões de mudas nas bacias PCJ. A entidade enfatiza sempre que mais do que plantar árvores o importante é despertar a consciência de preservação e respeito ao meio ambiente e a importância de recuperar e preservar rios e mananciais.

O plantio será realizado no Sítio Água Clara (Quinhão “C”), Bairro do Pinhal, em Limeira – SP (próximo ao Centro Rural de Limeira).

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo