Consórcio PCJ promove as experiências de gestão das bacias PCJ

 

O Consórcio PCJ participa nesta terça-feira, dia 11, do Fórum Caí 2010, na Universidade de Caxias do Sul, em Canela no Rio Grande do Sul. O coordenador geral da Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ, Francisco Castro Lahóz, ministrará uma palestra sobre a Agência PCJ sob o título “Experiência das Bacias PCJ no tratamento dos esgotos nos municípios das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”. O evento é uma realização do Comitê Caí – Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí – e conta com o apoio do Consórcio PCJ.

O tema do fórum para este ano será “Consórcios de Municípios: buscando alternativas para tratar os esgotos nos municípios de nossa bacia hidrográfica”. O objetivo é propiciar o debate público sobre um dos arranjos institucionais possíveis (Consórcios Municipais) para o tratamento de esgotos da bacia hidrográfica do rio Caí.

“O Consórcio PCJ vai demonstrar através de sua experiência como Agência de Água, que ocorre desde 2006, e no gerenciamento de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, o suporte a projetos de preservação dos mananciais da bacia PCJ com esses recursos, principalmente no que diz respeito ao tratamento de efluentes. Em 20 anos de criação do Consórcio, o índice de tratamento de efluentes saltou para 45% e temos como meta alcançar os 95% até 2014”, comentou Francisco Castro Lahóz.

Reunião do Comitê do Lago Paranoá – Brasília

No dia 14 de abril o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, esteve em Brasília participando da primeira reunião dos membros do Comitê do Lago Paranoá, que possui representantes de diversos segmentos do Distrito Federal.

Dalto Brochi apresentou a história do Consórcio PCJ e a evolução do sistema de gestão implantado nas bacias PCJ desde a fundação do Consórcio, enfatizando a importância da gestão dos recursos hídricos para uma água de qualidade e quantidade para a região.

“As bacias PCJ estão inseridas numa área extremamente urbanizada, com conurbação, e industrializada. A gestão dos recursos hídricos se faz importante para o gerenciamento de conflitos e interesses para propiciar água em quantidade para o desenvolvimento sustentável da região sem o deterioramento dos mananciais e do meio ambiente. O Consórcio PCJ está há 20 anos promovendo o debate e ações de preservação nas bacias”, comentou Brochi durante o evento.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo