Consórcio PCJ planta 200 mudas nativas em comemoração ao Dia Mundial da Água

21/03/11

O Consórcio PCJ, por meio de seu Programa de Proteção aos Mananciais, promoveu no último sábado (19), na cidade de Limeira (SP), um plantio de 200 mudas nativas em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, que acontece no dia 22 de março.

O evento contou com as presenças do Gerente Técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella, dos representantes da Foz do Brasil – Limeira, Enio Campana e Mona Lisie Ribeiro, do Coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, do representante da ONG Preservação, Marco Pareja, e dos representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzzi, Danilo Fisher, João Aparecido Santarosa e Thiago Mercuri.

O plantio ocorreu na propriedade rural Sítio Água Clara, no Bairro do Pinhal. A área faz parte do projeto “Reflorestamento ciliar e de nascentes nas sub-bacias dos rios Atibaia e Jaguari, voltado à gestão dos recursos hídricos”, desenvolvido pelo Consórcio PCJ e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO. Ao todo, o projeto atendeu nove propriedades rurais localizadas nos municípios de Amparo, Atibaia, Campinas, Limeira e Vinhedo.

No total, 13 hectares foram recuperados pelo projeto, sendo que, para cada caso, foram elaborados laudos técnicos de uso e ocupação do solo e projetos de reflorestamento ciliar, pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ.Em Limeira, o projeto atendeu três proprietários rurais e foram plantadas aproximadamente 5,5 mil mudas.

Para o Coordenador de Relações Institucionais da Foz do Brasil – Limeira, Enio Campana, “as parcerias entre os setores envolvidos são de extrema importância. Além disso, o reflorestamento realizado contribui com o abastecimento do município, já que está inserido na bacia do Ribeirão Pinhal”.

O evento realizado, mais do que plantar mudas, buscou fomentar na população modelos conservacionistas e preservacionistas, ampliando assim a cultura de Proteção aos Mananciais. “Para o proprietário da área, João Santarosa, “a ação e apoio do Consórcio PCJ na conscientização dos proprietários rurais são fundamentais para a melhoria da qualidade ambiental e a garantia da manutenção das mudas até que elas formem uma floresta”.

Em 19 anos de existência, o Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ plantou cerca de 3,5 milhões de mudas nas bacias PCJ. A entidade enfatiza sempre que, mais do que plantar árvores, o importante é despertar a consciência de preservação e respeito ao meio ambiente e a importância de recuperar e preservar rios e mananciais.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo