Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Consórcio PCJ participou de painel sobre a importância da capacitação para formadores de decisão

20 março 2018



No final da tarde de ontem (19), o Consórcio PCJ participou do painel sobre informação e treinamento para os formadores de decisão, no 8º Fórum Mundial da Água. O painel, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contou com a presença do representante da UNESCO, Alexandros Kirikos Makarigakis, que reconheceu e elogiou o trabalho do Consórcio em relação às capacitações realizadas.

Para Alexandros, é fundamental que formadores de decisão sejam capacitados para sensibilizar as pessoas sobre os problemas e possíveis soluções em relação ao uso da água. “O Consórcio PCJ tem uma grande experiência, e eu fico muito contente de ver como a formação e a capacitação desses formadores de decisão foram essenciais para ajudar a superar uma crise tão grande”, elogia o representante da UNESCO, que se referiu a superação da crise hídrica enfrentada pela região das Bacias PCJ em 2014/2015.

Na ocasião, ainda esteve presente o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que deu voz ao Programa de Educação Ambiental da entidade, que tem como principal objetivo, sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre problemas e soluções relacionadas ao gerenciamento dos recursos hídricos e do meio ambiente.

Lahóz ainda contou a história do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, desde a aplicação das experiências vindas da França, que envolvem água, como as classes de água, até o programa Semana da Água, que hoje se chama Projeto Gota D’água.

“O envolvimento dos políticos no processo de elaboração de políticas públicas voltadas para a água, começa com as crianças. Porque as crianças que estão sendo capacitadas pelo Programa de Educação Ambiental hoje, são os políticos de amanhã”, aponta o secretário executivo, que reforça que o Consórcio PCJ já capacita as pessoas sabendo da importância da água dentro das políticas públicas.

30 anos de Cooperação entre Brasil e França

Após o painel citado acima, representantes do Consórcio PCJ e da Agência de Bacias PCJ participaram, ontem, da comemoração dos 30 anos de Cooperação Brasil e França na gestão da água, na Embaixada Francesa, em Brasília.

No evento, que também reuniu representantes da Agência de Água da França, a Loire Bretagne, o Consórcio PCJ foi bastante elogiado com seus projetos. Os franceses resgataram as missões realizadas desde 1991, e falaram de como toda a vivência e troca de experiências com os brasileiros auxiliou na criação da legislação paulista de recursos hídricos, que futuramente se tornou legislação federal. Também foi falado a respeito da participação dos franceses no projeto da Bacia do Rio Doce.

No final da reunião, os membros do Consórcio PCJ conheceram o presidente do Comitê de Bacias da Loire Bretagne, Thierry Burlot, e entregaram a ele e aos outros representantes da agência, um documento de renovação de Cooperação entre Consórcio PCJ e a Loire Bretagne.

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?