Consórcio PCJ participará de painéis no Fórum Mundial da Água promovendo a troca de experiências internacionais

No próximo dia 12 de março, a cidade de Marselha passa ser palco de grande evento pelas águas do planeta, o 6º Fórum Mundial da Água. O Consórcio PCJ participará do evento, com destaque em três painéis sobre experiências em gestão dos recursos hídricos, que acontecerão no Pavilhão Brasil, dentro do próprio Fórum.

No dia 13, terça-feira, a partir das 10h da manhã no horário local, o Consórcio PCJ apresentará o painel sobre “Gestão Municipal de Recursos Hídricos”. A entidade leva como case a experiência por meio das 43 prefeituras consorciadas, suas conquistas e desafios na área de gestão dos recursos hídricos.

No dia 14, quarta-feira, às 15h será a vez da entidade apresentar a mobilização industrial e o pacto pelas águas que as 27 empresas consorciadas tem em prol das bacias PCJ. O painel, “Organização do setor privado na Gestão dos Recursos Hídricos: o case de parcerias entre a indústria e o Consórcio PCJ”, também abordará sobre os resultados obtidos com o convênio entre o Consórcio e a Petrobras/REPLAN, por meio de ações de educação ambiental e reflorestamento.

Dia16, a partir das 10h da manhã, o painel “A Cooperação Internacional na busca de soluções” tem como objetivo a troca de experiência do Consórcio PCJ entre os diversos organismos de bacias do mundo todo. Destaque para as parcerias por meio da participação da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB), da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) e a Agência francesa Loire Bretagne, que serão apresentadas como case de sucesso para os avanços do sistema de gestão nas bacias PCJ.

Também, no dia 16, às 13h, o Secretário Executivo da entidade, Francisco Lahóz, representando o Presidente e Prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, participará da cerimônia de assinatura do “Pacto Mundial pela melhor gestão de bacias” que prevê uma grande mobilização para aprimoramentos na gestão de bacias pelo mundo todo.

O Consórcio PCJ organizou uma comitiva que além do Fórum Mundial da Água, visitará as experiências com gestão e regulação nas cidades espanholas de Valência e Barcelona. A iniciativa busca a troca de experiências e firmamento de possíveis parcerias.

Faz parte da cultura do Consórcio PCJ a troca de experiências com diversos organismos internacionais. A entidade já recebeu visitas de diversos representantes da América latina, Espanha, França, Alemanha, inclusive de universidades, como de Harvard dos Estados Unidos, entre outras.
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo