Debates sobre gestão inclusiva dos recursos hídricos e lançamento do 10º Fórum Mundial da Água marcam segundo dia Conferência da ONU sobre a Água

Além dos eventos oficiais e paralelos que o Consórcio PCJ participou neste dia, a entidade ainda realizou a entrega do Certificado de Mérito Ambiental ao Conselho Mundial da Água.

 

Aconteceu no último dia 23 de março, na sede da ONU em Nova Iorque, o segundo dia da Conferência da ONU sobre a Água, que teve início no dia 22 e terminou no dia 24. Na ocasião, a equipe do Consórcio PCJ formada pelos representantes Mário Botion, presidente da entidade, Andrea Borges, gerente técnica e Murilo Sant’Anna, gerente de comunicação e sensibilização, participaram dos eventos oficiais e paralelos propostos para este dia.

No período da manhã aconteceu o segundo side event organizado pelo Consórcio PCJ, desta vez em parceria com o Observatório de Governança da Água (OGA-Brasil), que teve como tema “Cooperação e participação social na gestão dos recursos hídricos”. O evento contou com três painéis e fez parte da programação de eventos paralelos dentro da Conferência (temos uma matéria contando como foram esses eventos, que você pode conferir clicando aqui).

 

Acelerando o financiamento da água

A equipe do Consórcio PCJ participou neste dia também, do evento Accelerating Blue Financing of NbS for Water security and disater risk redution”, que além de fazer parte da programação da Conferência, também estava na agenda da Semana da Água de Nova Iorque.

O painel, que pode ser traduzido como “Acelerando o financiamento da água com soluções baseadas na natureza para a seguridade hídrica e redução do risco de desastres”, teve como objetivo debater e impulsionar projetos relacionados à água. Nas discussões foram abordadas questões referentes ao investimento em sustentabilidade.

De acordo com o que foi discutido no painel, as soluções baseadas na natureza estão relacionadas aos problemas sociais, como disponibilidade de água. Desta forma, os debates atentaram para o fato de que enfrentaremos secas e estiagem, e as soluções baseadas na natureza podem ser maneiras de solucionar os problemas da sociedade. Além disso, foi dito que para os bancos e financiadores existe interesse em investir em projetos voltados à sustentabilidade. A questão é avaliar de que forma o recurso será recuperado, quais são os riscos, os KPIs e os targets.

 

Participação dos jovens na gestão da água

Ainda no dia 23, o Consórcio PCJ participou de mais um side event, desta vez em formato presencial. O painel denominado The Future of Water Starts Now: From Regional Youth Commitment to a World Water Workforce Initiative” teve como objetivo discutir sobre a participação de jovens na gestão da água.

O evento, que pode ser traduzido como “O futuro da água começa agora: do compromisso regional da juventude a uma iniciativa mundial da força de trabalho da água” levantou debates a respeito dos esforços da inclusão da participação da juventude na gestão da água e os projetos que estão sendo realizados referentes a isso.

Na ocasião, o fundador da ONG brasileira Águas Resilientes, o jovem Erleyvaldo Bispo, apresentou suas atividades de impacto social e gestão da água realizadas por jovens.

 

10º Fórum Mundial da Água 2024

O segundo dia de Conferência da ONU sobre a Água, contou com duas sessões plenárias, além de diálogos interativos e eventos especiais. As sessões plenárias contaram com a declaração e com o firmamento de compromissos com a água, feitos por estados membros. Além disso, foram realizados debates que destacaram a importância de processos inclusivos, integração de conhecimentos e até mesmo práticas locais e indígenas. Assim, a gestão inclusiva dos recursos hídricos foi uma das pautas de discussões deste dia.

Além disso, foi realizado o lançamento do 10° Fórum Mundial da Água, que acontece em maio de 2024 em Bali, na Indonésia e vai contar com 7 processos temáticos. Fique atento em nosso site (www.agua.org.br) para mais novidades a respeito deste evento que ocorrerá no ano que vem.

Para fechar o segundo dia de Conferência, a equipe do Consórcio PCJ fez a entrega do Certificado de Mérito Ambiental ao Conselho Mundial da Água, em decorrência dos 14 anos de parceria da instituição com o Consórcio.

A entrega foi feita pelo presidente do Consórcio PCJ, Mário Botion, nas mãos do presidente do Conselho Mundial da Água, Loic Fauchon. Na ocasião, houve o painel do Conselho, no qual Fauchon apontou para o fato de que existem riscos de falta de água por conta das mudanças climáticas, o que pode refletir em problemas envolvendo até mesmo a produção de alimentos.

Além disso, o presidente do Conselho Mundial da Água destacou o fato de que o próximo fórum será o mais político de todos. “A água é política, e nós precisamos fazer dela uma prioridade”, disse ele.

 

Conferência da ONU sobre a Água

A Conferência da ONU sobre a Água tem como um dos objetivos conscientizar os participantes e todo o mundo, a respeito da crise global da água, através do fomento a discussões e proposta para mudar o cenário dos recursos hídricos. Além disso, as discussões também propõem a decisão de ações conjuntas para alcançar as metas internacionais sobre o assunto, incluindo os objetivos listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Alguns dos objetivos contidos nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) dependem da água e do saneamento (ODS.6) para se cumprirem, e por isso a necessidade de alcançar as metas relacionadas a esse recurso. Desta forma, a Conferência sobre a Água carrega uma importância fundamental para todo o mundo, não apenas por conta dos recursos hídricos, mas também por todas as outras áreas que dependem da água para se desenvolverem.

Além das discussões e debates propostos pela Conferência da ONU sobre as Águas, este ano o evento realizou o lançamento da Agenda de Ação da Água, que diz respeito a compromissos voluntários de todos os níveis, como comunidades locais, governos e instituições que cuidam desses recursos. Essa agenda tem o propósito de auxiliar a mobilização de ações por parte de governos e setores da sociedade interessados em alcançar os objetivos referentes ao tema.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo