A partir desta quarta-feira, dia 18 de novembro, membros do Consórcio PCJ participam do 6º Encontro “Cultivando Água Boa”, em Foz Do Iguaçu – Paraná. O encontro é patrocinado pela Itaipu Binacional, que promoverá paralelamente mais quatro eventos (1º Encontro de Organismos de Bacias da América Latina e Caribe, 7º EIMA – Encontro Ibero Americano de Desenvolvimento Sustentável, Encontro Anual do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia de La Plata e a 5ª Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta).
Na manhã do dia 18 houve abertura oficial do 7º EIMA com a presença de diversas autoridades espanholas e brasileiras. O encontro discutirá durante os três dias de evento o tema “Mudança Global na Iberoamérica com relação ao desenvolvimento sustentável”.
A partir das 15h dará início no Hotel Rafain Palace a abertura de todos os eventos programados pelo Cultivando Água Boa, que é um encontro anual organizado pela Itaipu Binacional. O projeto é reconhecido como uma das melhores práticas socioambientais nos cenários nacional e internacional.
O encontro da Rede Latinoamericana de Organismos de Bacias (RELOB), da qual o Consórcio PCJ exerce o papel de Secretaria Técnica, terá sua abertura oficial nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 8h30. O evento conta com 220 pessoas inscritas das mais variadas partes da América Latina e Caribe e busca através da troca de experiências contribuir para o fortalecimento da gestão integrada dos recursos hídricos. Também estão presentes representantes da União Européia.
O objetivo desse encontro e construir, também, uma agenda de trabalho entre os distintos representantes de organizações no âmbito da RELOB e das outras redes de bacias hidrográficas.
O Consórcio PCJ também participará como ouvinte do Encontro Anual do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da bacia de La PLata, que visa estabelecer um planejamento de ações para 2010 e 2011, e a 5º Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta (FIB). O FIB é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão. Este conceito nasceu em 1972 e desde então, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, passou a utilizar este novo índice para medir o desenvolvimento das nações no mundo.
O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, destacou a importância de participar desse tipo de evento para a troca de experiências. “Buscar a gestão integrada dos recursos hídricos no continente latinoamericano e caribenho, é muito importante e com eventos dessa magnitude, onde podemos encontrar representantes de todos os países envolvidos, é que podemos ter contato diferentes experiências e buscar aplicá-las a realidade de nossos países”, comentou ele.