Consórcio PCJ participa do 10º Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

 

O município consorciado de São Pedro (SP) está recebendo entre os dias 10 e 13 de setembro o 10º Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, que ocorre no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde. A abertura aconteceu na última segunda-feira (10), e contou com a presença do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e da gerente de Gestão e Sensibilização, Andréa Borges.

O Consórcio PCJ irá expor como trabalho técnico durante o evento as ações do Programa de Educação Ambiental da entidade, aplicado há 18 anos nas Bacias PCJ, por meio da execução do Projeto Semana da Água. Para este ano, não serão realizadas apresentações orais das experiências. Todas as apresentações de trabalhos serão realizadas no formato painel, com um tempo maior dedicado a esta modalidade. Na quinta-feira, dia 13, as melhores iniciativas serão agraciadas com o Prêmio “Práticas Significativas”.

O Consórcio PCJ foi premiado em 2010 com o Projeto “Eu uso e não abuso” – sobre práticas de reuso e aproveitamento de água da chuva – e no anterior pelo Projeto Casa Modelo Experimental de Uso Racional de Água e Energia Elétrica, implantada na sede da entidade, no Centro de Referência em Gestão e Preservação dos Recursos Hídricos.

Durante a abertura oficial do 10º Diálogo Interbacias, o diretor da Bacia do Baixo Tietê do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Lupércio Ziroldo Antônio, revelou a meta de transformar o Diálogo num evento nacional. “O Brasil precisa ter conhecimento sobre a educação ambiental fundamentalmente ligada a recursos hídricos. Temos de estabelecer como meta para os próximos cinco anos transformar esse grande diálogo em nível nacional”, comentou ele.

O vice-presidente dos Comitês PCJ, Eduardo Lovo Paschoalotti, agradeceu a presença de todos e expôs a satisfação das Bacias PCJ em sediar a 10ª edição do evento.

O coordenador de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Walter Tesch, em seu discurso fez uma ponte entre educação e eventos extremos para atentar aos desafios do sistema de gestão de recursos hídricos para o futuro. Ele disse que dentre os três últimos grandes ocorrências de eventos extremos (Terremotos no Haiti e no Chile, e Tsunami no Japão), os japoneses foram a nação que se reergueu mais rapidamente com pouca perdas de vida.

“Dizem que não morreu nenhuma criança, porque todos estavam preparados nas escolas para os eventos extremos da natureza e da sociedade. O desafio da nossa espécie está na possibilidade de administrar os recursos escassos no território em curto espaço de mobilização”, falou Tesch, ao traçar um paralelo com o sistema de gestão de recursos hídricos.

Ele ainda completou, “que o modelo de gestão que nós exercitamos é conflitivo. Exige o diálogo, é um dos últimos redutos de construção de uma sociedade participativa, porque a representativa com as estruturas de comunicação atual, e os desafios de comunicação que temos é insuficiente. O poder está na possibilidade de controlar o território com o diálogo conflitivo discutido com a informação”, atentou Tesch.

O 10º Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos busca a consolidação da articulação entre as políticas de recursos hídricos e de educação ambiental sempre procurando integrar todos os entes do sistema. Amanhã, dia 13, serão anunciados os ganhadores do Prêmio “Práticas Significativas”, do qual o Consórcio PCJ concorre com seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental.

Para saber mais, acesse www.dialogointerbacias.org.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo