Consórcio PCJ participa de reunião do Fórum do Corumbataí e motiva a busca por recursos para preservação

O Fórum de Defesa da Bacia do Rio Corumbataí se reuniu no último dia 28 de junho, em Corumbataí (SP), para discutir ações de recuperação e preservação. O presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Júlio Lopes, destacou que deve ser formado um grupo de trabalho para buscar recursos estaduais e federais para a revitalização da Bacia, partindo assim para as ações práticas e garantindo o abastecimento de água dos municípios.

Estiveram presentes cerca de 30 representantes dos municípios pertencentes à Bacia (Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes), além de representante da secretaria de meio ambiente do município de Brotas e do gestor das APAs do Corumbataí e Piracicaba, o Sr. Luiz Sertório, da Fundação Florestal. Pelo Consórcio PCJ também estiveram presentes, a gerente de sensibilização e gestão, Andréa Borges, e a estagiária Ana Carolina Hartmman.

Andréa fez um apelo para que todos os presentes divulgassem a Carta de Piracicaba, produzida no encontro anterior do Fórum, que contém propostas de ações para a revitalização da Bacia do Rio Corumbataí e da implantação de uma Unidade de Gerenciamento de Projetos – UGP aos moldes do Programa de Investimento R$ 0,01/m³ de água faturada do Consórcio PCJ. Ela também sorteou entre os presentes alguns livros da Bacia do Rio Corumbataí – aspectos ambientais e socioeconômicos – produzido em 2008 com recursos do Programa de Investimentos R$ 0,01 /m3.

O vereador do município de Piracicaba (SP) e vice-presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, José Longatto, atentou para a valorização do produtor rural e disse que “quem quer morar na cidade e ter luxo, tem que pensar no lavrador que cuida da água e produz alimento”, em resposta ao apelo dos proprietários rurais presentes na falta de apoio financeiro da sociedade (gestores públicos e privados) na preservação das nascentes e áreas de APP e demonstraram sua preocupação com o estado crítico que se encontram as áreas rurais nos municípios, já que poucos se interessam por permanecer no campo.

O prefeito de Corumbataí, Vicente Regitano, destacou a importância dos encontros e da união dos municípios para a preservação da Bacia do Corumbataí. Participaram também do encontro, pelo Legislativo, representando o Presidente da Câmara de Corumbataí, o vereador João Altarugio e o Presidente da Câmara de Analândia, Sr. Rodrigo Balerini.

Uma nova reunião foi agendada par ao dia 31 de julho, às 9h da manhã, na Câmara Municipal de Analândia. 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo