Consórcio PCJ participa de plantio de mudas em Cordeirópolis (SP)

Desde 2017, foram plantadas cerca de 140 mil árvores nativas no entorno de 53 nascentes em Cordeirópolis

O Consórcio PCJ participou da finalização do primeiro ciclo do programa “Refloresta Cordeirópolis”, realizado na manhã da última sexta-feira (13) em Cordeirópolis (SP), com a doação de 1.600 mudas, através do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM). 

O plantio foi realizado com a participação de representantes da prefeitura, de técnicos do Consórcio PCJ e da equipe da empresa Via Campos Transporte, que “adotou” uma nascente difusa situada na sub-bacia do Ribeirão do Tatu. Ao todo, foram plantadas 1.600 mudas nativas em área de preservação permanente (APP), onde antes existia um lixão. 

A “Adoção de Nascente” é uma atividade prevista no programa “Refloresta Cordeirópolis”, que consiste no apoio de empresas com os custos de preparação da área a ser reflorestada e manutenção das mesmas, por aproximadamente três anos. A prefeitura, por sua vez, fornece o projeto e faz o contato com os proprietários rurais para adesão à iniciativa. 

Para o diretor da empresa Via Campos Transporte, Leandro Campos, “como o setor de transporte é um dos emissores dos gases de efeito estufa, a recomposição florestal desempenha um papel fundamental na captura de carbono, mitigando os efeitos das mudanças climáticas, além de ajudar na recarga dos lençóis freáticos e na prevenção da erosão do solo”.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra Furtado Filho, “o programa não se limita ao plantio de árvores, mas faz parte de um esforço maior de preservação ambiental, de restauração da biodiversidade e da recuperação dos solos degradados, a exemplo desta área onde se estabelecia um antigo lixão”, atenta.

Priscila Marcon, coordenadora de projetos do Consórcio PCJ, ressalta a importância do plantio. “O reflorestamento ciliar em nascentes é fundamental para proteger os cursos d’água contra poluição e assoreamento. Essa iniciativa é indispensável para a preservação e ampliação da segurança hídrica dessas áreas”, comenta.

Refloresta Cordeirópolis

O programa “Refloresta Cordeirópolis”, articulado pela Secretaria de Meio Ambiente do município de Cordeirópolis, e que conta com a participação voluntária de empresas e produtores rurais, tem como objetivo contribuir para a recuperação da vegetação nativa e a preservação dos recursos hídricos do município. Em sete anos, o projeto já plantou mais de 140.000 mil mudas, protegendo 53 nascentes mapeadas. 

🔗Saiba mais sobre o Programa Refloresta Cordeirópolis
🔗Vídeo institucional sobre o Programa Refloresta Cordeirópolis

Programa de Proteção aos Mananciais (PPM)

Com 33 anos de atuação, o Programa de Proteção aos Mananciais já realizou ações de recuperação florestal, por meio de patrocínios e fontes de recursos públicos para projetos, que possibilitaram o fornecimento de mudas, plantio e manutenção das áreas recuperadas por dois anos, quando um sub-bosque é formado e o local consegue seguir com seu processo de regeneração sozinho.

Esses financiamentos possibilitaram o plantio de 5,5 milhões de mudas nas Bacias PCJ, durante essas mais de três décadas de atividades. Destas, 4 milhões foram plantadas por meio de projetos com financiamentos externos e 1,5 milhão resultante das parcerias entre o Consórcio PCJ e os viveiros municipais, com a adesão dos produtores rurais e projetos de condução direta ou indireta por ONGs e parceiros em geral.

🔗Saiba mais sobre o Programa de Proteção aos Mananciais (PPM)

Leia também notícias anteriores

🔗“Refloresta Cordeirópolis” plantou mais 130.000 mudas nativas no município
🔗Cordeirópolis avança na segurança hídrica com a construção da Barragem Santa Marina

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

5 de dezembro de 2024

É com profundo pesar que o Consórcio PCJ recebe a notícia do falecimento do Eng. Paulo Renato Paim, na manhã de 5 de dezembro de…

Pular para o conteúdo