Na tarde de ontem (20), a Gerente Técnica do Consórcio PCJ, Andrea Borges, participou do painel sobre Bacias Transfronteiriças dentro do Fórum Mundial da Água, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na ocasião, foi discutida a questão do compartilhamento de água.
Durante esse painel, as autoridades que debateram o tema, entre elas, Khaled Abuzeid, do Conselho Árabe da Água do Egito, o professor Seifeldin Abda, do Ministério dos Recursos Hídricos no Sudão, e outros presentes, analisaram a função do direito internacional e de custódia na prevenção de conflitos a respeito das águas Transfronteiriças.
A Gerente Técnica do Consórcio PCJ abordou a questão do compartilhamento de água do Sistema Cantareira com a Bacia do Alto Tietê, onde está a cidade de São Paulo. Segundo ela, a gestão desse compartilhamento é tão complexa quanto a de uma Bacia Transfronteiriça, que é aquela que engloba dois ou mais países.
Segundo Andrea, as questões políticas interferem ainda na gestão da água, e por isso é importante que os organismos colegiados continuem se fortalecendo e buscando formas de mobilizar a população e a mídia sobre o assunto. Para ela, a busca de financiamento para realizar as ações necessárias, incluindo a questão das tarifas reais de água, também é fundamental. “A gente ainda paga muito pouco pela água no Brasil”, avalia a Gerente Técnica.
Em relação às estratégias para melhorar a gestão dos recursos hídricos, Andrea acredita que é importante investir em capacitações. “Para que esses organismos de bacias trabalhem de foma mais efetiva, acredito que é fundamental investir em capacitação, cooperação e trocas de experiências entre as Bacias Transfronteiriças. A gente tem muito a aprender”, destaca Andrea.
Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ