Consórcio PCJ participa de debates sobre o Sistema Cantareira na Assembleia Legislativa de SP

Diversas autoridades participaram no último dia 20 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Fórum de debates sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira. Representando o Presidente do Consórcio PCJ, Reinaldo Nogueira, esteve presente o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, que atentou para a necessidade de ampliação da oferta de água para as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

Lahóz sugeriu a elaboração de documento, intitulado “Carta de São Paulo”, pelo qual representantes das duas bacias que dependem do Cantareira, no caso a do Alto Tietê e PCJ, exporiam o dilema vivido pelas duas regiões e seria uma ferramenta de sensibilização da população para com a questão da água.

A diretoria do Consórcio PCJ defende a necessidade de aumento da vazão do PCJ para 15 metros cúbicos e que a construção de dois reservatórios na região, um no Rio Camanducaia, na altura do município de Amparo, e outro no Rio Jaguari, em Pedreira,  anunciados pelo Estado seja realizada. O secretário executivo da entidade defende maior envolvimento da comunidade da Grande São Paulo no processo. “Vamos fazer uma carta construída com as mãos das Bacias do Alto Tietê e do PCJ”, defendeu ele.

O Fórum de debates foi organizado pela deputada estadual, Ana Perugini, que explanou a situação do abastecimento de água na região do PCJ e defendeu a urgência de se discutir o tema, em virtude da necessidade de aumento de água para o desenvolvimento das duas regiões.

 Também participaram do evento o vice-presidente do Programa de Resíduos Sólidos do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia (SP), Antônio Meira, o diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), Silvio José Marques,  pela Sanasa Campinas, Marco Antônio dos Santos, o assessor da secretaria de relações internacionais e federativas da prefeitura de São Paulo, Mário Reali, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo, o ex-presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini, e o jornalista ambiental José Pedro Martins.

Para diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA) o tema da água é de grande relevância, mas acaba ficando em segundo plano na agenda política brasileira. Andreu possui ressalvas à ferramenta criada na ultima renovação da outorga, em 2004, chamada Banco de Água, pois, segundo ele, não funciona na escassez. A solução possível para o Sistema Cantareira é, em sua opinião, no fim de cada período chuvoso analisar o volume de água nos reservatórios e assim definir cotas para São Paulo, PCJ, ficando uma terceira parte para o regulador. 

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo