Consórcio PCJ participa da Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Autoridades municipais e membros de entidades e associações que atuam na RMC (Região Metropolitana de Campinas) participaram no dia 18 de Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Agemcamp), no CIESP em Campinas (SP), que contou com a presença do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e o seu assessor, Flávio Forti Stenico.
No encontro, o coordenador da defesa civil de Campinas, Sidnei Furtado Fernandes, atentou que a instalação do radar meteorológico foi finalizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O radar conta também com o apoio de sensores que foram instalados nas cidades do entorno de Campinas e demais estações meteorológicas que já estavam em funcionamento. A Agemcamp está montando uma plataforma única, com o processamento de todos os dados monitorados, para que se possa criar um sistema de alerta e ações a serem tomados em toda a RMC em caso da ocorrência de eventos extremos.

O sistema estará totalmente apto para funcionar durante o próximo verão, fornecendo dados precisos sobre as chuvas e previsões do tempo para toda a RMC.

Fernandes ressaltou a relevância do radar meteorológico diante da ocorrência de eventos extremos. “Campinas está dentro da área de maior incidência de formação de tornados ou ventos fortes no Brasil, com ocorrência de 1 tornado a cada 3 anos na região”, atentou ao lembrar o fenômeno que aconteceu em junho deste ano, na cidade.

Segundo ele, é importante que os radares trabalhem informações de maneira conjunta, já que a região sudeste possui o maior número de radares meteorológicos instalados, mas não operam de forma conjunta.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, destacou na reunião a importância de ações como essa para melhor preparar nossa região para a ocorrência de eventos extremos, que tendem a ser mais recorrentes nos próximos anos. Lahóz ainda atentou sobre as “Metas para a Sustentabilidade Hídrica Futura Frente aos Desafios Climáticos”, nas quais a meta de número 7 discorre justamente sobre “Expandir o monitoramento meteorológico com o objetivo de se preparar para a ocorrência de eventos climáticos extremos”.

Ao final da reunião, foi criada uma tríplice representação de municípios para compor o Conselho de Orientação do Saneamento da ARSESP – COBS, sendo eleitos os Municípios de Nova Odessa, Jaguariúna e Indaiatuba como representantes.

Foi aprovado, também, parte de um Comitê Executivo de oito pessoas para o acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC (PDUI), assim como a deliberação para início das atividades do referido Plano, sendo os Prefeitos de Santa Bárbara D’Oeste, Holambra e Campinas os eleitos como representantes municipais da RMC.

Os membros do Estado (duas vagas), da Sociedade Civil (duas vagas) e da Agemcamp (uma vaga) serão escolhidos posteriormente, sendo a Sra. Laura, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo uma das indicadas para compor uma das duas vagas do Estado.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo