Consórcio PCJ participa da Reunião da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água em preparação para a “RIO mais 20”

O Consórcio PCJ enviou representante para participar da Reunião da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água (WWC), do qual a entidade é membro, no último dia 26 de abril, para abordar os resultados do 6º Fórum Mundial da Água e iniciar os preparativos para a Rio+20. O evento aconteceu na Sede do Banco do Brasil em Brasília e foi promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

O encontro apresentou os resultados da participação brasileira durante o 6.º Fórum Mundial da Água realizado em Marselha, na França, entre os dias 12 a 17 de março de 2012. O Pavilhão Brasil contou com a participação de 211 brasileiros de diversos setores que representaram o país na temática de recursos hídricos, e recebeu mais de 15 mil visitantes, durante  os seis dias de evento.
 
O Fórum Mundial da Água recebeu mais 35 mil pessoas de 173 países. Cerca de 1.400 propostas de soluções em torno da temática da água foram postadas na plataforma de soluções do Fórum e serão apresentadas na Conferência da Organização das Nações Unidas, Rio+20, que acontece em junho no Rio de Janeiro. O Consórcio PCJ, além de negociações de novas parcerias com a agência francesa Loire-Bretagne, promoveu painéis, participou de encontros e troca de experiências com diversos organismos de gestão de recursos hídricos do mundo inteiro.
 
O Consórcio PCJ devido à importância que a água exerce no planejamento de um desenvolvimento sustentável e a importância de troca de experiências entre diversos organismos internacionais de gestão dos recursos hídricos, organizou uma comitiva de 50 representantes brasileiros para realização de visitas técnicas com enfoque ao saneamento e recursos hídricos na Espanha e participação no 6º Fórum Mundial da Água.
 
Representantes da entidade participaram de diversos painéis, reuniões paralelas, encontros técnicos e diversas outras atividades durante o Fórum, além de promover três painéis com assuntos diretamente ligados à entidade e promoção dos municípios e empresas consorciadas.
 
A reunião foi coordenada pelo professor titular da Universidade de São Paulo e Vice-Presidente do Conselho Mundial da Água, Dr. Benedito Braga, e pelo Diretor da Agência Nacional de Águas e Governador do Conselho Mundial da Água, Dr. Paulo Varella Neto. O Consórcio PCJ, que é uma das entidades pertencentes à Seção Brasil, esteve representado pelo seu Gerente Técnico, Alexandre Vilella.
 
Durante o encontro foi oficializada a institucionalização da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água e, principalmente as conclusões do evento na França que serão debatidas durante a Conferência Rio+20.
 
A conferência terá como foco discutir a preservação do meio ambiente e o clima no planeta, além de assuntos relacionados à transição para a economia verde com baixos níveis de poluição sem perder de vista o crescimento sustentável e a diminuição da pobreza.
 
Segundo o Gerente Técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella, “os resultados brasileiros obtidos durante o 6.º Fórum Mundial da Água demonstraram a riqueza das experiências nacionais e, com destaque, como diferentes realidades podem contribuir com soluções umas as outras, como por exemplo, as Bacias PCJ e suas experiências ligadas à cobrança pelo uso dos recursos hídricos”.
 Consórcio PCJ e RIO+20
 
A Conferência sobre desenvolvimento sustentável, intitulada Rio+20, acontecerá de 20 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O Consórcio PCJ, também, está organizando uma comitiva com representantes das bacias PCJ para participação no evento. A entidade terá na ocasião um estande para divulgação institucional além de promover e participar de diversos eventos paralelos que acontecerão por todo o Rio de Janeiro.
 
A Rio+20 discutirá entre outros temas, os avanços verificados nos acordos fechados nesses 20 anos da realização da Eco92, Agenda 21 e Economia verde. A Rio+20 busca renovar o compromisso mundial em torno da sustentabilidade, baseada em três pilares fundamentais: econômico, social e ambiental. O evento também será uma oportunidade de avaliar o progresso alcançado nos últimos 20 anos, as lacunas ainda existentes na implementação dos acordos internacionais e os desafios novos e emergentes.
 

Para saber mais sobre a Rio+20 acesse o site oficial do evento em http://www.rio20.info/2012/ e sobre a participação do Consórcio PCJ e a comitiva para a conferência em www.agua.org.br.

Rio20

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo