Consórcio PCJ participa da instalação da Fundação Agência das Bacias PCJ

 

Representantes do Consórcio PCJ participaram, no último dia 05 de novembro, da instalação da Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

A reunião aconteceu no Museu da Água, em Piracicaba e contou com a presença de diversos prefeitos das bacias PCJ, além do Secretário de Estado do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Francisco Graziano Neto, do Prefeito de Piracicaba e Presidente dos Comitês PCJ e PCJ Federal, Barjas Negri, do Prefeito de Camanducaia e Presidente do Comitê PJ e Vice-Presidente do PCJ Federal, Célio de Faria Santos, do Prefeito de Hortolândia e Presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini e do Vice-Presidente dos Comitês PCJ e do Consórcio PCJ, Fernando Mangabeira Albernáz, dentre outros convidados.

“É a conclusão da realização de um grande trabalho, do qual o Consórcio PCJ fez sua parte. Nós demos início a todo esse processo, motivamos os municípios a participarem, agilizamos a criação da Agência, precursora da Fundação”, comentou Perugini.

Durante o evento o Presidente Angelo Perugini fez a doação de contribuição financeira que será o capital inicial da Fundação e apresentou uma proposta de cooperação entre o Consórcio PCJ e a Fundação, a fim de viabilizar a transição dos serviços.

Na reunião aconteceu a posse dos membros do Conselho Deliberativo da nova entidade e a eleição do Presidente e Vice-Presidente desse Conselho. Houve também, a posse dos membros do Conselho Fiscal e do Diretor Presidente da Fundação.

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, foi eleito Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Agência das Bacias PCJ. “A criação da Fundação era um dos objetivos do Consórcio, e também da região, e vem completar o Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Uma das metas do contrato de gestão que o Consórcio PCJ tem com a Agência Nacional de Águas (ANA), previa a criação de uma agência de água definitiva para a bacia PCJ”, pontuou ele.

Brochi lembrou também que a nova entidade herdará muito do conhecimento na área obtido com a Agência de Água PCJ, função exercida pelo Consórcio PCJ de forma temporária desde dezembro de 2005. “A Fundação iniciará suas atividades com os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos pela equipe da Agência de Água PCJ, nesses quatro anos de atuação, o que fará com que as atividades sejam exercidas mais facilmente”, completou o Secretário Executivo do Consórcio PCJ.

O principal objetivo da criação da Fundação Agência das Bacias PCJ é o de reforçar a estrutura de apoio aos Comitês PCJ no gerenciamento dos recursos hídricos e na administração dos valores obtidos com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos de domínio do estado de São Paulo e da União, nas bacias PCJ, estimada em R$ 35 milhões de reais por ano. A Fundação Agência das Bacias PCJ será auto-sustentável, com os recursos da cobrança pelo uso da água.

O Prefeito de Piracicaba e Presidente dos Comitês PCJ e PCJ Federal, Barjas Negri, foi eleito Diretor Presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ. Ele comentou a criação da Fundação como uma ação que complementa uma série de iniciativas iniciadas com a implantação do Consórcio PCJ.

“Eu acho que os trabalhos se complementam, permitindo que a cobrança pelo uso da água seja mais ágil, mas também, seja muito mais ágil a liquidação dos recursos para fazermos investimentos em Saneamento básico na nossa região”, disse Negri.

O contrato de gestão do Consórcio PCJ com ANA para exercer as funções de Agência de Água terminará em Dezembro de 2011, quando, então, a Fundação Agência das Bacias PCJ passará a atuar sozinha. O Secretário Executivo dos Comitês PCJ e eleito Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação, Luiz Roberto Moretti lembrou as ações do Consórcio PCJ.

“O Consórcio é o eterno órgão de congregação política e mobilização da sociedade, de usuários para as questões de recursos hídricos. Por isso, tem sido esse parceiro inseparável e insubstituível dos Comitês no desenvolvimento de ações na área de recursos hídricos”, destacou Moretti.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo