Consórcio PCJ, Oji Papeis Especiais e Prefeitura de Piracicaba entregam melhorias no Viveiro Municipal

O viveiro municipal de Piracicaba (SP) ganhou espaço climatizado para armazenamento de sementes de árvores nativas a serem utilizadas para a produção de mudas para reflorestamento. A implantação da Sala Ipê Branco foi possível graças a uma parceria entre Consórcio PCJ e Oji Papeis Especiais, por meio do projeto Colaborador Ambiental, que levantou os recursos necessários para a viabilização das melhorias. A entrega oficial do espaço aconteceu na última quinta-feira, dia 28, com a presença do secretário de meio ambiente de Piracicaba, José Otavio Menten, da representante da Oji Papeis Especiais, Mônica Salles, pelo Consórcio PCJ estiveram presentes o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, e o coordenador de projetos e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini.

A Sala Ipê Branco permitirá que as sementes coletadas para a produção de mudas no viveiro sejam armazenadas com refrigeração e umidades adequadas, permitindo melhor germinação futura.  “A temperatura dessa câmara tem de ser em torno de 20 graus, umidade relativa do ar baixa, por volta de 14%, permitindo o aumento da longevidade de preservação dessas sementes”, explicou Menten.

A representante da Oji Papeis Especiais atentou para a seriedade do projeto do viveiro de Piracicaba e o papel de sensibilização sobre a importância das árvores para a cidade e toda a região. “É uma oportunidade para uma empresa ver projetos com essa consistência para apoiar, muitas vezes os cidadãos enaltecem corporações, mas nós é que temos de enaltecer projetos bons como esse que nos chegam para serem patrocinados”, comentou Mônica.

“Este seja talvez o viveiro municipal com maior produção do Estado de São Paulo, com 120 mil mudas nativas produzidas. As instituições públicas possuem carência de recursos para fazer investimento, gasta-se a maior parte em manutenção, mas investimento é difícil. Se nós não contarmos com entidades como o Consórcio PCJ e com empresas privadas como a Oji, realmente não conseguiremos crescer e melhorar”, ponderou o secretário de meio ambiente, Menten.

O secretário executivo do Consórcio PCJ lembrou que o Programa de Proteção aos Mananciais da entidade iniciou suas atividades em 1991 e as primeiras mudas para o primeiro plantio promovido pelo programa viajaram 300 km, vindas de Promissão (SP), de um viveiro da CESP. Hoje com a parceria com o município de Piracicaba, o viveiro atende toda a região das Bacias PCJ. “Sempre que o Consórcio PCJ e a região precisa de apoio para as ações de reflorestamento de matas ciliares em nossos rios, o viveiro de Piracicaba está de portas abertas para nos atender, somos muito agradecidos por essa parceria”, atentou Lahóz.

O Viveiro de Piracicaba é o principal parceiro do Consórcio PCJ na produção de mudas para ações de reflorestamento de matas ciliares nas Bacias PCJ, fornecendo 50 mil mudas nativas por ano. O Programa de Proteção aos Mananciais da entidade possui 28 anos de atuação e já plantou mais de 4,5 milhões de mudas nativas em 2.700 hectares de matas ciliares, o equivalente a 3.610 campos de futebol. Essas ações são possíveis graças às parcerias que a entidade possui com 15 viveiros municipais espalhados pelas Bacias PCJ.

“Tão importante quanto plantar mudas é sensibilizar a sociedade sobre a importância das árvores para o meio ambiente”, disse o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

Curso Produção de Mudas em Viveiros Florestais

Pela manhã, o Consórcio PCJ promoveu no auditório da Secretaria de Educação de Piracicaba o curso “Produção de Mudas em Viveiros Florestais”, aplicado pelo Engenheiro Agrônomo, José Carlos Perdigão. A iniciativa tem como objetivo fomentar a implantação de mais viveiros nas Bacias PCJ, além de promover o gerenciamento eficiente desses espaços. Em sua apresentação, Perdigão destacou também a importância do cuidado com a produção das mudas e as diferenças de manejo para mudas em saquinhos, tubetes e embalagem biodegradáveis.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

17 de junho de 2025

Evento será realizado no período da manhã, das 10h às 11h30 e é voltado para os profissionais de educação das Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

12 de junho de 2025

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações…

Pular para o conteúdo