Consórcio PCJ, Oji Papeis Especiais e Prefeitura de Piracicaba entregam melhorias no Viveiro Municipal

O viveiro municipal de Piracicaba (SP) ganhou espaço climatizado para armazenamento de sementes de árvores nativas a serem utilizadas para a produção de mudas para reflorestamento. A implantação da Sala Ipê Branco foi possível graças a uma parceria entre Consórcio PCJ e Oji Papeis Especiais, por meio do projeto Colaborador Ambiental, que levantou os recursos necessários para a viabilização das melhorias. A entrega oficial do espaço aconteceu na última quinta-feira, dia 28, com a presença do secretário de meio ambiente de Piracicaba, José Otavio Menten, da representante da Oji Papeis Especiais, Mônica Salles, pelo Consórcio PCJ estiveram presentes o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, e o coordenador de projetos e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini.

A Sala Ipê Branco permitirá que as sementes coletadas para a produção de mudas no viveiro sejam armazenadas com refrigeração e umidades adequadas, permitindo melhor germinação futura.  “A temperatura dessa câmara tem de ser em torno de 20 graus, umidade relativa do ar baixa, por volta de 14%, permitindo o aumento da longevidade de preservação dessas sementes”, explicou Menten.

A representante da Oji Papeis Especiais atentou para a seriedade do projeto do viveiro de Piracicaba e o papel de sensibilização sobre a importância das árvores para a cidade e toda a região. “É uma oportunidade para uma empresa ver projetos com essa consistência para apoiar, muitas vezes os cidadãos enaltecem corporações, mas nós é que temos de enaltecer projetos bons como esse que nos chegam para serem patrocinados”, comentou Mônica.

“Este seja talvez o viveiro municipal com maior produção do Estado de São Paulo, com 120 mil mudas nativas produzidas. As instituições públicas possuem carência de recursos para fazer investimento, gasta-se a maior parte em manutenção, mas investimento é difícil. Se nós não contarmos com entidades como o Consórcio PCJ e com empresas privadas como a Oji, realmente não conseguiremos crescer e melhorar”, ponderou o secretário de meio ambiente, Menten.

O secretário executivo do Consórcio PCJ lembrou que o Programa de Proteção aos Mananciais da entidade iniciou suas atividades em 1991 e as primeiras mudas para o primeiro plantio promovido pelo programa viajaram 300 km, vindas de Promissão (SP), de um viveiro da CESP. Hoje com a parceria com o município de Piracicaba, o viveiro atende toda a região das Bacias PCJ. “Sempre que o Consórcio PCJ e a região precisa de apoio para as ações de reflorestamento de matas ciliares em nossos rios, o viveiro de Piracicaba está de portas abertas para nos atender, somos muito agradecidos por essa parceria”, atentou Lahóz.

O Viveiro de Piracicaba é o principal parceiro do Consórcio PCJ na produção de mudas para ações de reflorestamento de matas ciliares nas Bacias PCJ, fornecendo 50 mil mudas nativas por ano. O Programa de Proteção aos Mananciais da entidade possui 28 anos de atuação e já plantou mais de 4,5 milhões de mudas nativas em 2.700 hectares de matas ciliares, o equivalente a 3.610 campos de futebol. Essas ações são possíveis graças às parcerias que a entidade possui com 15 viveiros municipais espalhados pelas Bacias PCJ.

“Tão importante quanto plantar mudas é sensibilizar a sociedade sobre a importância das árvores para o meio ambiente”, disse o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

Curso Produção de Mudas em Viveiros Florestais

Pela manhã, o Consórcio PCJ promoveu no auditório da Secretaria de Educação de Piracicaba o curso “Produção de Mudas em Viveiros Florestais”, aplicado pelo Engenheiro Agrônomo, José Carlos Perdigão. A iniciativa tem como objetivo fomentar a implantação de mais viveiros nas Bacias PCJ, além de promover o gerenciamento eficiente desses espaços. Em sua apresentação, Perdigão destacou também a importância do cuidado com a produção das mudas e as diferenças de manejo para mudas em saquinhos, tubetes e embalagem biodegradáveis.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo