Consórcio PCJ mantém vaga na Câmara Técnica de Planejamento, garantindo posição estratégica nos Comitês PCJ

Participação da entidade foi conquistada durante Reunião de Eleição dos Comitês PCJ que elegeu como presidente do colegiado, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida

O Consórcio PCJ participou na última terça-feira, dia 30, da 25ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, na qual tomou posse no plenário como um dos representantes da sociedade civil (usuários de recursos hídricos e organizações civis). Também, foram indicados os representantes indicados pelos municípios e órgãos governamentais (União e Estados de São Paulo e Minas Gerais).  O Consórcio conseguiu manter a sua vaga na Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL), garantindo posição importante na sua missão de contribuição permanente junto aos Comitês PCJ, desde a sua fundação, visto que a CT-PL, assim como são delegadas missões às demais Câmaras Técnicas, tem a responsabilidade de debater e preparar os temas para serem levados e deliberados no plenário do colegiado.

Os Comitês PCJ é um órgão composto por três comitês de bacias (CBH-Federal, CBH-Estadual e CBH-PJ) que funcionam ao mesmo tempo e deliberam juntos sobre a água das Bacias PCJ. O prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida, foi eleito presidente CBH-PCJ (Comitê Paulista) e do PCJ FEDERAL por aclamação para o biênio 2021-2023. À Fundação Agência das Bacias PCJ, Almeida comentou: “a junção das pessoas dentro de um objetivo comum, no caso a água, é fundamental para que possamos realizar um grande trabalho em relação aos recursos hídricos no Estado de São Paulo”.

Como vice-presidente do CBH-PCJ e 2º vice-presidente do PCJ FEDERAL, foi eleito o representante da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Marco Antonio dos Santos, que também é diretor da Sanasa-Campinas.

Tanto o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, como Marco Antônio da Sanasa, são também membros do Consórcio PCJ e receberam apoio da entidade para suas respectivas eleições dentro dos Comitês PCJ.

A participação do Consórcio PCJ na CT-PL foi comemorada pela equipe técnica. “Ser um dos membros da Câmara Técnica de Planejamento é estratégico, pois, por ser o Consórcio PCJ o primeiro ente da “Família PCJ”, com 31 anos de experiência de gestão de recursos hídricos, lhe permite contribuir com o “Parlamento Regional das Águas” na difícil tarefa de preparar a discussão e implementação de importantes propostas provenientes das diversas Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, o que torna a presença nessa Câmara de extrema importância”, comenta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

A entidade ainda participa de outras quatro Câmaras Técnicas: CT-MH (Monitoramento Hidrológico), CT-EA (Educação Ambiental), CT-PB (Plano de Bacias), e CT-Indústria (Uso e Conservação da Água na Indústria). Diferentemente do que ocorre na CT-PL, cuja nomeação dos membros é necessária junto com as eleições dos Comitês PCJ, as demais Câmaras não precisam realizar eleições e nem há limite de participantes, bastando apenas que a instituição interessada formalize sua indicação e se enquadre nas exigências formais e estruturais existentes e seja aprovada pelos demais membros da CT. Em junho de 2021, serão eleitos os coordenadores de todas as Câmaras Técnicas, assim como, seus coordenadores adjuntos e secretários.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo