Participação da entidade foi conquistada durante Reunião de Eleição dos Comitês PCJ que elegeu como presidente do colegiado, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida
O Consórcio PCJ participou na última terça-feira, dia 30, da 25ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, na qual tomou posse no plenário como um dos representantes da sociedade civil (usuários de recursos hídricos e organizações civis). Também, foram indicados os representantes indicados pelos municípios e órgãos governamentais (União e Estados de São Paulo e Minas Gerais). O Consórcio conseguiu manter a sua vaga na Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL), garantindo posição importante na sua missão de contribuição permanente junto aos Comitês PCJ, desde a sua fundação, visto que a CT-PL, assim como são delegadas missões às demais Câmaras Técnicas, tem a responsabilidade de debater e preparar os temas para serem levados e deliberados no plenário do colegiado.
Os Comitês PCJ é um órgão composto por três comitês de bacias (CBH-Federal, CBH-Estadual e CBH-PJ) que funcionam ao mesmo tempo e deliberam juntos sobre a água das Bacias PCJ. O prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida, foi eleito presidente CBH-PCJ (Comitê Paulista) e do PCJ FEDERAL por aclamação para o biênio 2021-2023. À Fundação Agência das Bacias PCJ, Almeida comentou: “a junção das pessoas dentro de um objetivo comum, no caso a água, é fundamental para que possamos realizar um grande trabalho em relação aos recursos hídricos no Estado de São Paulo”.
Como vice-presidente do CBH-PCJ e 2º vice-presidente do PCJ FEDERAL, foi eleito o representante da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Marco Antonio dos Santos, que também é diretor da Sanasa-Campinas.
Tanto o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, como Marco Antônio da Sanasa, são também membros do Consórcio PCJ e receberam apoio da entidade para suas respectivas eleições dentro dos Comitês PCJ.
A participação do Consórcio PCJ na CT-PL foi comemorada pela equipe técnica. “Ser um dos membros da Câmara Técnica de Planejamento é estratégico, pois, por ser o Consórcio PCJ o primeiro ente da “Família PCJ”, com 31 anos de experiência de gestão de recursos hídricos, lhe permite contribuir com o “Parlamento Regional das Águas” na difícil tarefa de preparar a discussão e implementação de importantes propostas provenientes das diversas Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, o que torna a presença nessa Câmara de extrema importância”, comenta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.
A entidade ainda participa de outras quatro Câmaras Técnicas: CT-MH (Monitoramento Hidrológico), CT-EA (Educação Ambiental), CT-PB (Plano de Bacias), e CT-Indústria (Uso e Conservação da Água na Indústria). Diferentemente do que ocorre na CT-PL, cuja nomeação dos membros é necessária junto com as eleições dos Comitês PCJ, as demais Câmaras não precisam realizar eleições e nem há limite de participantes, bastando apenas que a instituição interessada formalize sua indicação e se enquadre nas exigências formais e estruturais existentes e seja aprovada pelos demais membros da CT. Em junho de 2021, serão eleitos os coordenadores de todas as Câmaras Técnicas, assim como, seus coordenadores adjuntos e secretários.