Consórcio PCJ lançará livro com relatos de quem ajudou a difundir a educação ambiental nas Bacias PCJ

O Consórcio PCJ, em parceria com a Petrobras/Replan e apoio dos Comitês PCJ, lançará no dia 16 de setembro, durante a Reunião Plenária da entidade na cidade de Americana (SP), o livro “A história contada por nós mesmos” que narra o relato de quem viveu e ajudou a desenvolver a educação ambiental nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).
A obra traz um panorama da evolução da educação ambiental na região, os resultados obtidos, e principalmente, a percepção e o sentimento daqueles que ajudaram a construir essa história, trabalhando dia a dia, de oficina em oficina, pessoa por pessoa. Ao final do livro, há uma relação de vários projetos de Educação Ambiental que foram aplicados.

“A mudança cultural promovida entre alunos, professores e comunidade em geral das Bacias PCJ sobre o real valor da água é notado não somente dentro das salas de aula, mas também nas casas dos participantes da iniciativa, durante o dia a dia das pessoas. Ainda há muito que evoluir no sentido de ampliar a sensibilização para atitudes concretas, mas o livro nos mostra que estamos no caminho certo para essa transformação”, atenta a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

O prólogo da publicação foi assinado pelo jornalista e escritor de vários livros sobre meio ambiente, história e cidadania, José Pedro Martins, que acompanha toda a história do Consórcio PCJ, desde a sua criação, em 1989, até os dias atuais.

O livro foi patrocinado pela Petrobras/Replan devido a compensações ambientais estipuladas pelos Comitês PCJ referente à solicitação de nova outorga para a refinaria, em 2006. A Petrobras, por meio de um convênio, designou o Consórcio PCJ a realizar algumas das ações previstas, entre elas a elaboração de um diagnóstico das ações de educação ambiental nas Bacias PCJ, em forma de relatório, apenas. Entretanto, a CT-EA (Câmara Técnica de Educação Ambiental) dos Comitês PCJ sugeriu que a proposta fosse ampliada e transformada num livro, nomeando-o como “A história contada por nós mesmos”.

O Lançamento do livro e a Reunião Plenária do Consórcio PCJ acontecerá no NOHotel, situado na Rua ítalo Boscheiro, 555, Campo Limpo, Americana/SP. O evento é aberto para participação de associados, não associados e da imprensa em geral. Confirmações de presença devem ser feitas também pelo e-mail agua@agua.org.br

No evento, será feita homenagem à uma das alunas que participou da primeira aplicação de ações de educação ambiental voltadas à gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, realizada pelo Consórcio PCJ, por meio do Projeto Semana da Água, hoje intitulado “Gota d’água”.

Durante o encontro, também será discutida a aprovação do Conselho de Transição, formado pelas empresas associadas, que deverão assumir a presidência do Consórcio PCJ de 01/01/2017 a 31/03/2017, durante a vacância dos municípios na presidência da entidade devido ao processo eleitoral.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo