Consórcio PCJ lança Projeto de Reflorestamento no dia da árvore

20/09/2010

Entidade distribuirá também 5 mil mudas nativas no Parque D. Pedro Shopping 

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), através de um convênio com a Petrobras/REPLAN, e com os apoios da Prefeitura Municipal de Campinas, da Sanasa e do Parque D. Pedro Shopping, lança no dia 21 de setembro o Projeto de Revitalização das Bacias dos rios Camanducaia e Jaguari, com o plantio simbólico de mudas nativas, no bairro Parque Alto Taquaral, em Campinas, às 9h30.

Também, está programado para após o plantio a distribuição de 5 mil mudas de árvores, no Parque D. Pedro, a partir das 11h. A entrega acontece na entrada das águas do shopping e na FNAC Megastore.  

O Projeto de Reflorestamento das bacias dos rios Camanducaia e Jaguari prevê o plantio de 200 mil mudas nativas em 22 municípios. Na cidade de Campinas, com o apoio da prefeitura municipal, serão plantadas 2 mil árvores no parque linear, na nascente do Ribeirão das Pedras, no bairro Parque Alto Taquaral.

O plantio simbólico de 50 mudas acontecerá na área em que será executado o projeto, no cruzamento das ruas Manoel Pereira Barbosa com a rua Alzimar José Alves (vide mapa em anexo). Estarão presentes o Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, o Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, a Vice-presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e Prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, além das presenças de diretores da Petrobras/REPLAN. O plantio será feito pelas autoridades presentes e pelos alunos do Colégio Rio Branco, de Barão Geraldo.

Distribuição de mudas no Shopping D. Pedro

O evento marca também a comemoração do Dia da Árvore – festejado em 21 de setembro –, do Dia Regional de Proteção aos Mananciais e o Aniversário de 21 anos do Consórcio PCJ. Para tanto, será realizado a distribuição de 2.500 mil mudas de Ipê Amarelo e 2.500 de Quaresmeira no Parque D. Pedro Shopping, totalizando as 5 mil mudas. As autoridades que participarão do plantio simbólico pela manhã estarão presentes para dar início à entrega à população.

Todas as mudas para as duas ocasiões serão disponibilizadas pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ por meio de parcerias com viveiros municipais da região e não serão abatidas do total a ser plantado pelo projeto do convênio com a Petrobras/REPLAN. Em 18 anos de existência, o Programa já plantou mais de três milhões de árvores nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Sobre o Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ, desde a sua fundação em 1989, desenvolve ações de preservação e recuperação dos mananciais de nossa região, divididos em 12 programas. Um dos objetivos da entidade é o de conscientizar a população sobre a problemática dos recursos hídricos das bacias PCJ e atentar para práticas de conservação do meio ambiente e promoção da sustentabilidade, através de projetos de Educação Ambiental e recuperação de matas ciliares. Iniciativas como esta, de distribuição de mudas nativas, buscam despertar nas pessoas boas práticas ambientais e a importância de se plantar árvores para a recuperação de áreas degradadas.

 

  Entidade distribuirá também 5 mil mudas nativas no Parque D. Pedro Shopping

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo