Consórcio PCJ lança na próxima quinta-feira (17) aplicativo para medir tempo de banho e consumo de água dos chuveiros nas residências

Na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, durante a celebração dos 30 anos do Consórcio PCJ, a partir das 19h no Via Appia, em Campinas (SP), será lançado pela entidade o aplicativo para smartphones, tablets e laptops, “eÁgua”, pelo qual será possível medir o tempo de banho e o consumo de água considerando a vazão média dos diversos modelos de chuveiros residenciais. O objetivo é propiciar à população a possibilidade de acompanhar o volume gasto de cada membro da família e o impacto do mesmo ao final do mês na conta de água.

Além do Desafio do Banho, o app também fornecerá notícias do mundo de gestão de recursos hídricos, cursos à distância, agenda de eventos ambientais, informações sobre o Consórcio PCJ e acesso ao canal de vídeos do youtube da entidade. Os cursos à distância fazem parte da plataforma Escola da Água, iniciativa do Consórcio PCJ, com o apoio da Agência de Bacias PCJ e ARES-PCJ. Atualmente, estão disponíveis dois cursos: Ecoturismo e Água e Saneamento.

O aplicativo “eÁgua” poderá ser baixado a partir do dia 18/10 pelas lojas de apps do Android (Play Store) e iOS (Apple Store), ou pelo link app.agua.org.br. Nessa última opção, após acessar a página inicial do Progressive Web App (PWA) no seu navegador da internet, haverá um botão na parte superior da tela que permitirá ao usuário adicionar o ícone de acesso rápido na área de trabalho do smartphone.

Com o “eÁgua” o usuário será avisado após 5 minutos de banho que está consumindo água além do recomendado. Mesmo com o uso de streaming de música, comportamento comum em muitas pessoas que levam o celular para o banho, o app do Consórcio PCJ emitirá um aviso sonoro no meio da música de que seu tempo de banho está acima do aconselhado.

O objetivo do Consórcio PCJ é levar à população uma ferramenta que propicie controle sobre seu consumo de água em tempo real. Nesse primeiro momento, o foco está sendo no chuveiro residencial, pois o mesmo é um dos vilões do consumo de água nas casas, com consumo médio variando de 6 a 15 litros de água por minuto. No futuro, a entidade pretende aprimorar o app e ampliar a capacidade do mesmo de monitorar o comportamento de outros tipos de consumo de água nas residências.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo