Consórcio PCJ irá trabalhar o conceito “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” com educadores das Bacias PCJ

Na última quinta-feira (08), aconteceu a abertura do Projeto Gota d’Água 2021 que terá como tema “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”, em parceria com a Unesco e ANA

Aconteceu na última quinta-feira, dia oito de abril, a abertura do Projeto Gota d’Água 2021, com a participação de diversas autoridades e contou com a palestra inaugural “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, promovida pelo Oficial de Projetos do Setor de Ciências Naturais da Unesco/Brasil, Glauco Kimura. Totalmente realizada em ambiente virtual, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, que se dividiram em duas plataformas digitais: Zoom e Youtube.

Em sua apresentação, Kimura atentou para a importância da educação em meio à pandemia, citando como exemplo alguns dados impactantes sobre o estágio de comprometimento das metas da Agenda 2030. Segundo ele, estima-se que 200 milhões de estudantes estarão fora da escola até 2030, o que representará 13% da população mundial. O oficial da Unesco ainda destacou como a falta de acesso à internet por parte de famílias de baixa renda intensificam as desigualdades sociais e de acesso à educação no último ano, quando 90% de crianças e jovens ficaram sem aula.

O saneamento básico, tão importante para a higiene e prevenção de doenças como a da Covid-19, é uma realidade apenas para 50% da população do planeta. “Mais de três bilhões de pessoas no mundo e duas em cada cinco unidades de saúde não tem acesso adequado a instalações básicas de higiene das mãos, ou seja, torneira, água e sabão. E a coleta e tratamento de esgoto é um luxo para apenas metade da população mundial, cerca de quatro bilhões de habitantes”, destacou Kimura.

Esse ano, numa parceria inédita entre Consórcio PCJ, Unesco e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os participantes do Projeto Gota d’Água serão capacitados sobre as metas do desenvolvimento sustentável e sobre a importância de toda a sociedade se comprometer em atingir essas diretrizes no transcorrer da próxima década. “Para Unesco, a educação para água e saneamento é fundamental e urgente, já que temos apenas 10 anos para o final da agenda 2030, temos pouco tempo para correr atrás do prejuízo e reverter o quadro desfavorável nos objetivos dessa agenda”, alertou o oficial da Unesco explicando que a Educação é a base para atingirmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Abertura e explicação sobre o esquema das capacitações nesse ano

Durante a Abertura do Projeto, a gerente técnica e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, destacou o calendário das atividades do ano, que terá seis encontros formativos e de capacitação que versarão entre entrevista com educadores e personalidades da área, lançamento da nova Plataforma da Escola da Água, importante ferramenta de educação das Bacias PCJ, além do lançamento de duas novas animações da Turma do Lamba, em parceria com a Agência de Regulação do Saneamento (ARES-PCJ), como alternativa de atividades aos alunos em tempos de pandemia de coronavírus.

Este ano, os participantes terão de apresentar as ações executadas pelo projeto nos municípios, por meio de um concurso cultural intitulado “Saneamento é +”, também em parceria com a ARES-PCJ. Diferentemente do que ocorreu nos últimos anos, dessa vez os educadores poderão inscrever além de vídeos, desenhos e músicas. Em outubro, o Consórcio PCJ anunciará os finalistas, intitulados de Destaques do Ano, e no mês de novembro, durante o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, os destaques do ano serão avaliados por uma banca examinadora e concorrer ao Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, promovido todos os anos. Detalhes sobre as regras do concurso e as datas serão liberadas no transcorrer das atividades do projeto durante o ano e estarão disponíveis no site www.agua.org.br.

“Todo ano a gente sempre trabalha com vídeos, mas esse ano vamos ter a possibilidade de receber inscrições de desenhos e músicas, também. Não precisa ser apenas de escolas, empresas, associações de bairro ou ONGs também podem participar”, esclareceu Andréa.

As categorias do concurso “Saneamento é +” estão divididas da seguinte maneira: as músicas serão destinadas ao Ensino Infantil, desenhos para o Ensino Fundamental I, e os vídeos para o Fundamental II e Médio. Nas categorias de Música e Desenho, só serão permitido o envio de até 10 propostas por município.

As apresentações exibidas durante o evento, podem ser baixadas na Biblioteca Digital do site do Consórcio PCJ, em: https://agua.org.br/biblioteca/

Participações Especiais

A Abertura do Projeto Gota d’Água contou com a participação de autoridades para comemorar os 27 anos de realização da iniciativa, que no início se chamava “Semana da Água”. Confira a seguir os depoimentos:

Mário Botion – Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Limeira (SP):

“O trabalho de sensibilização realizado esses anos todos por esse grupo do Gota d’água, aqui reunido, é essencial para as gerações atuais e, também, para as que estão por vir, pois, nós todos somos as gotas de esperança para concretizar esse mundo ambientalmente equilibrado, com justiça social e água de qualidade e em quantidade. A água tem um papel central, já que ela é vida, é saúde, é desenvolvimento econômico, pois, sua gestão impacta direta e indiretamente vários setores da comunidade”.

Nilson Gaspar – Vice-Presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental e Prefeito de Indaiatuba (SP):

“O Projeto Gota d’Água tem feito a diferença na nossa região, com ele nós podemos evoluir bastante nas questões ambientais nos municípios”.

Rui Brasil Assis – Coordenador de Recursos Hídricos da Sec. de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo:

“Esse projeto é muito importante em três aspectos. Ele é permanente poque sua gênese está lá desde a década de 1990 e desde então se faz uma educação ambiental para ajudar na gestão de recursos hídricos. Ele é dinâmico porque se adaptou aos tempos e vem se transformando ao longo dos anos. Por fim, ele é efetivo, pois, ao evoluir de uma educação ambiental voltada a um público infanto-juvenil, hoje quer atingir a todas as organizações da sociedade”.

Francisco Moschini – Pesquisador do Instituto de Estudos Vale do Tietê (INEVAT)

“Esses trabalhos [visitas de campo com educadores] os estudantes e outros participantes eles se entusiasmam com a atividade e depois se reúnem com familiares e amigos para mostrar os conhecimentos adquiridos. Estamos querendo fazer com a Secretaria de Meio Ambiente e Educação a repetição desse programa, incluindo o apoio do Consórcio PCJ com o Projeto Gota d’Água, iniciando primeiro com professores e funcionários”.

Rogério Mesquita – Diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização da Prefeitura de Limeira (SP)

“O projeto me permitiu ter um crescimento pessoal e profissional ao conhecer esse grupo “malucos pelas águas”, são tanta gente boa que me ensinou e agregou valores na minha vida. Hoje, não podemos trabalhar a educação ambiental apenas dentro das escolas, é necessário envolver empresas e outros setores da comunidade. Apesar do momento muito difícil que estamos passando, tenho certeza os professores farão uma transformação com os alunos e seguiremos sendo referência nacional e internacional dessa área”.

Francisco Lahóz – Secretário Executivo do Consórcio PCJ

“O Projeto Gota d’Água capacita 150 mil alunos por ano, mas no início desse projeto, em 1994, não tínhamos dinheiro para realizá-lo, apenas tínhamos uma encomenda que era sensibilizar as pessoas sobre a importância de cada gota de água e, assim, fomos construindo dentro das nossas possibilidades e com criatividade o que temos hoje. Por fim, o que quero deixar de mensagem é: olhem para água e para o que ela significa para a nossa sobrevivência e irá aflorar o que melhor tem dentro de você para sensibilizar as pessoas”.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo