Consórcio PCJ intensifica ações de conscientização para preservação de nascentes e matas ciliares

O mês de setembro foi marcado por forte ação de sensibilização do Consórcio PCJ sobre a importância da preservação e recuperação das nascentes e matas ciliares, em paralelo com as comemorações pelo Dia da Árvore, festejado em 21 de setembro. Na última semana, entre os dias 21 e 25, a entidade distribuiu 120 mudas de Ipê Branco (símbolo da entidade), para cada município e empresa associado, como forma de conscientização sobre a data.
A iniciativa ainda teve a finalidade de promover os 10 Mandamentos de Proteção das Nascentes, elaborado pela equipe técnica do Consórcio PCJ e enviado aos municípios da região como forma de ampliar a disponibilidade hídrica para os próximos períodos de chuva.

O coordenador de projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini, ao lado de outros colaboradores da entidade, participaram de plantios de Ipê nos municípios de Capivari, Bragança, Rio Claro, Paulínia e Jundiaí. Os demais municípios e empresas associados retiraram a muda na sede da entidade, em Americana (SP).

“Os plantios promovem a conscientização e a integração entre os participantes desse pequeno evento, formando agentes de replicação sobre a importância das árvores nos ecossistemas e para a disponibilidade hídrica”, comenta Valarini.

O Ipê branco é uma das árvores nativas utilizadas nos reflorestamentos de matas ciliares. É também, o símbolo do Consórcio PCJ por ter a cor branca, o que respectivamente nos trás a alusão da paz, uma vez que a entidade trabalha no sentido de gerenciar conflitos pelo uso dos recursos hídricos.

Veja abaixo como foram os plantios em alguns dos municípios associados.

Plantio de Ipê Branco, em Jundiaí (SP)
Paulínia (SP)
Plantio_Bragança
Bragança Paulista (SP)
Plantio_Capivari
Capivari (SP)
Plantio_RioClaro
Plantio em Rio Claro (SP) contou com a presença do Presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Julio Lopes (segunda, da direita para a esquerda)

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo