O mês de setembro foi marcado por forte ação de sensibilização do Consórcio PCJ sobre a importância da preservação e recuperação das nascentes e matas ciliares, em paralelo com as comemorações pelo Dia da Árvore, festejado em 21 de setembro. Na última semana, entre os dias 21 e 25, a entidade distribuiu 120 mudas de Ipê Branco (símbolo da entidade), para cada município e empresa associado, como forma de conscientização sobre a data.
A iniciativa ainda teve a finalidade de promover os 10 Mandamentos de Proteção das Nascentes, elaborado pela equipe técnica do Consórcio PCJ e enviado aos municípios da região como forma de ampliar a disponibilidade hídrica para os próximos períodos de chuva.
O coordenador de projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini, ao lado de outros colaboradores da entidade, participaram de plantios de Ipê nos municípios de Capivari, Bragança, Rio Claro, Paulínia e Jundiaí. Os demais municípios e empresas associados retiraram a muda na sede da entidade, em Americana (SP).
“Os plantios promovem a conscientização e a integração entre os participantes desse pequeno evento, formando agentes de replicação sobre a importância das árvores nos ecossistemas e para a disponibilidade hídrica”, comenta Valarini.
O Ipê branco é uma das árvores nativas utilizadas nos reflorestamentos de matas ciliares. É também, o símbolo do Consórcio PCJ por ter a cor branca, o que respectivamente nos trás a alusão da paz, uma vez que a entidade trabalha no sentido de gerenciar conflitos pelo uso dos recursos hídricos.
Veja abaixo como foram os plantios em alguns dos municípios associados.