Consórcio PCJ inova com curso em formato de podcasts para participantes do Projeto Gota d’Água

Iniciativa da Assessoria de Comunicação e do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental está capacitando educadores sobre podcasts e metodologias ativas em sala de aula

Que os podcasts são a mídia do momento, não há dúvidas. Estudos, como o do e-Marketer, apontam que o consumo dessa mídia deve continuar crescendo e até 2024, 40% da população mundial será consumidora de conteúdo de podcasts. Pensando nesse potencial, o Consórcio PCJ inovou ao criar um curso em formato de podcasts para os participantes do Projeto Gota d’Água 2023, tendo como tema “O uso de podcasts como Metodologia Ativa em Sala de Aula”, que já conta com 5 episódios disponíveis no Canal da entidade no Spotify, intitulado AguaCast.

Até o momento o curso possui 137 inscritos, mas a iniciativa já rompeu as fronteiras das Bacias PCJ e do Projeto Gota d’Água, com a participação de alunos de outros Estados brasileiros, como: Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Paraná.

O curso é composto por 5 episódios/aula e um encontro presencial, que acontecerá no próximo dia 1º de setembro, no Núcleo de Atendimento Intersecretarias (NAI) do município de Vinhedo (SP), associado ao Consórcio PCJ. Os inscritos que participarem em 75% das atividades do curso vão receber certificado de conclusão, para tanto, é necessário responder aos questionários de avaliação de cada episódio, disponível no site: www.agua.org.br/blog.

Para participar do encontro em Vinhedo é necessário fazer a confirmação de presença pelo link: https://forms.gle/dBqoEK2CU5iVS9FGA

O curso foi idealizado pela Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ, com o apoio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, tendo como objetivo fomentar o uso de podcasts como ferramenta em sala de aula para tornar mais atrativos temas complexos, como os de meio ambiente e de gestão de recursos hídricos.

“Este foi apenas um primeiro piloto para sentirmos a aceitação do nosso público, mas nossa meta é trazer mais cursos no ambiente dessa mídia para impulsionar a Escola da Água e Saneamento, o braço de capacitação do Consórcio PCJ, podem aguardar que já existem ideias para novos cursos nessa plataforma”, comenta o gerente de comunicação e sensibilização, Murilo Sant’Anna.

Capacitar os educadores sobre essa mídia também faz parte do planejamento do Projeto Gota d’Água 2023, que estimula o uso de podcasts nas ações realizadas pela iniciativa. Todos os anos os participantes do Gota são capacitados por temas centrais sobre gestão de recursos hídricos e que são replicados com alunos das escolas participantes e,  ao final do ano, as iniciativas que mais se destacaram são reconhecidas com o Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, em três categorias, vídeo, desenho e podcasts. “O curso vem num momento que percebemos que essa mídia tem forte apelo com os jovens, o que proporciona maior interesse e sensibilização”, atenta a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, que também é a coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental.

Este ano, o Projeto Gota d’Água tem como tema, “Água para mim, água para nós, minha voz no comitê mirim”, e tem como objetivo exercitar a participação dos alunos em colegiados sobre a água, como os comitês de bacias.

O Curso “O uso de podcasts como Metodologia Ativa em Sala de Aula”, já tem quatro episódios liberados: 01 – Introdução ao podcasting; 02 – Metodologias Ativas e Podcasts; 03 – Editando um podcast; 04 – Roda de Conversa “O sucesso dos podcasts”. Um episódio extra também está disponível com a entrevista do podcaster Vitor Soares do canal História em Meia Hora.

No encontro presencial, em Vinhedo, os participantes vão produzir uma radionovela sobre a Turma do Lamba, personagem criado pelo Consórcio PCJ e mascote do seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental. As gravações na Oficina “Produzindo uma radionovela”, servirão de conteúdo para a produção do episódio 05, que será liberado no Spotify, a partir do dia 08 de setembro.

Quem não se inscreveu no curso, ainda pode fazer através do link: https://forms.gle/xFBrrEocRmKPTkZg8

Dúvidas e informações adicionais, entre em contato pelo e-mail: ambiental@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo