Consórcio PCJ iniciará Projeto Gota d’Água 2023 no próximo dia 10 de março

Este ano, a entidade pretende trabalhar o tema de comitês de bacias mirins nas escolas

A abertura das atividades do Projeto Gota d’Água 2023, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, acontecerá no próximo dia 10 de março, a partir das 9h, no Salão Nobre da Escola de Engenharia de Piracicaba da Fundação Municipal de Ensino (EEP/FUMEP), com a realização de uma roda de conversa, intitulada “Mulheres na Gestão da Água”, que terá a participação de Ana Lúcia Floriano, educadora ambiental na SANASA Campinas e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, de Adriana Braga, docente e pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de Francisca Adalgisa da Silva, socióloga na SABESP  e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias do Alto Tietê, e de Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, com a mediação de Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ.

O Consórcio PCJ busca fomentar o debate sobre a igualdade de gênero e maior participação das mulheres nos processos de decisão. Ainda que o Brasil seja um país composto majoritariamente por mulheres, apenas 28% participam do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, o que demonstra a necessidade de motivar e engajar maior participação feminina no sistema de gerenciamento.

O encontro de abertura do projeto ainda apresentará o calendário das capacitações, as atividades previstas e data do seminário de avaliação. O tema de debates desse ano será “Água para mim, água para nós, minha voz no comitê mirim”, e terá como objetivo exercitar a participação dos alunos em colegiados sobre a água, como os comitês de bacias.

“Há uma preocupação global em fomentar a participação dos jovens em ações e instituições ligadas a água, para a renovação de ideias, além de abrir portas para novas oportunidades profissionais na área”, comenta Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ.

Para participar da abertura do Projeto Gota d’Água 2023, é necessário fazer inscrição pelo formulário online: https://forms.gle/pBwnUMHMbRTT3rrE9

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo