Consórcio PCJ inicia mapeamento de alternativas hídricas nas Bacias PCJ

Estudo aponta para a possibilidade de uso de água armazenada em pequenos reservatórios e cavas de mineração


A mais grave estiagem dos últimos 90 anos tem causados sérios problemas a municípios e empresas para manterem suas captações e não prejudicarem o abastecimento e produção. Atento às necessidades hídricas da região, o Consórcio PCJ iniciou trabalho de mapeamento por imagens de satélites de possíveis fontes de água que estão armazenadas em lagoas, represas e cavas de mineração ao longo das áreas mais críticas nas Bacias PCJ para a disponibilidade hídrica. O estudo foi disponibilizado aos 43 municípios e 30 empresas associados à entidade.

Até o momento, o estudo apontou para a existência de 61 cavas de mineração desativadas e 58 pequenos reservatórios com potencial de uso da água para abastecimento. A disponibilidade hídrica das cavas de mineração pode sofrer alteração devido ao processo de mapeamento ser realizado com base em imagens de satélite estáticas, datadas de 2012 a 2014. 

A transposição destas reservas de água para as estações de tratamento, rios e represas que abastecem os municípios das Bacias PCJ poderá ser feita através de um sistema de bombeamento com a utilização de tubulações temporárias de sistema de engate rápido ou permanentes de diversos materiais (alumínio, aço e Tubos de Polietileno – PEAD). 

Na impossibilidade de uso das tubulações para bombeamento das reservas de água, há a alternativa de utilização de caminhões pipas para que se possam ser feitas as transposições de água. Um cálculo preliminar, considerando-se um consumo de 200 litros de água por habitante por dia, para uma cidade de 10 mil habitantes serão necessários aproximadamente 240 caminhões Pipas por dia, com a capacidade de 7 mil litros cada unidade.  

O Consórcio PCJ, no entanto, ressaltou aos seus associados a necessidade de realização de análises laboratoriais físico-químicas e microbiológicas destas fontes, conforme recomendações dos órgãos de saúde, de comando e controle, como a CETESB, por exemplo.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo