Consórcio PCJ inicia Largada Brasileira para o 9º Fórum Mundial da Água

Sequência de Webinars vai debater temas centrais do próximo Fórum e articular a participação brasileira nesse que é considerado o maior evento da água no Mundo.

O Consórcio PCJ inicia na próxima quarta-feira, dia 26, a caminhada brasileira para participação no 9º Fórum Mundial da Água, que acontecerá na cidade de Dacar, no Senegal, com a realização de quatro webinars que irão debater os quatro temas centrais da próxima edição: Segurança Hídrica e Saneamento, Desenvolvimento Rural, Cooperação e Ferramentas e Meios de Implementação. Os webinars acontecerão nos dias 26 e 27 de agosto, e depois nos dias 03 e 04 de setembro, todos acontecerão às 14h. As inscrições para participação já estão abertas pelo link: www.agua.org.br/eventosdigitais

Cada webinar contará com quatro apresentações de importantes nomes da gestão de recursos hídricos das Bacias PCJ e de âmbito nacional. O objetivo é mobilizar a comunidade sobre a importância da participação no Fórum Mundial da Água, seja presencialmente ou à distância. A organização senegalesa dessa edição confirma a realização do evento entre os dias 22 e 27 de março de 2021, mesmo diante de um possível cenário de permanência da pandemia de Covid-19. No entanto, os eventos oficiais preparatórios neste ano estão ocorrendo em ambiente digital.

Nessa quarta-feira, dia 26, a abertura dos webinars do Consórcio PCJ debaterá o tema “Segurança Hídrica e Saneamento”, tendo como palestrantes:

  • Paulo Salles, diretor presidente da ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal) e governador do Conselho Mundial da Água;
  • Synara Broch, presidente da ABRHidro (Associação Brasileira de Recursos Hídricos);
  • Marília Melo, diretora geral do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas);
  • Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ.

No dia seguinte, quinta-feira, dia 27, o webinar terá como tema Desenvolvimento Rural e a participação dos seguintes debatedores:

  • Jorge Werneck, diretor da ADASA, vice-presidente da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) e Governador do Conselho Mundial da Água;
  • Rachel Prado, pesquisadora nível A da Embrapa Solos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária);
  • Márcia Hirota, diretora executiva da SOS Mata Atlântica;
  • João Demarchi, Pesquisador científico nível VI da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IZ/APTA) e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Naturais dos Comitês PCJ.

Na próxima semana, os debates serão retomados na quinta-feira, dia 03 de setembro, com o webinar sobre Cooperação, tendo como palestrantes:

  • Nicolas Bourbon, chefe de projetos para a América Latina do Escritório Internacional da Água (OIEau);
  • Suraya Modaelli, secretária executiva da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB)
  • Adriana Leles, assessora em Sustentabilidade da Sanasa/Campinas e membro da Rede Brasil do Pacto Global;
  • Sérgio Razera, diretor presidente da Fundação Agência de Bacias PCJ.

E encerrando a sequência de webinars, na sexta-feira, dia 04, o tema central das discussões será Ferramentas e Meios de Implementação, tendo como expositores:

  • Ricardo Andrade, diretor de Gestão da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e Governador Honorável do Conselho Mundial da Água;
  • Aziza Akhmouch, diretora do Programa de Governança da Água da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico);
  • Annelise Vendramini, coordenadora do Programa de Pesquisa Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVCes);
  • Tadeu Malheiros, professor Associado na Escola de Engenharia de São Carlos da USP e coordenador da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias dos Comitês PCJ.

Todos as pessoas que fizerem inscrição e participarem dos quatro webinars receberão certificado de participação. Assim, como ocorreu na semana de Diálogos sobre o Fórum, que o Consórcio PCJ realizou entre junho e julho, esses novos webinars receberão relatoria e serão registrados para envio à organização senegalesa do 9º Fórum Mundial da Água, como contribuição às discussões sobre relevantes temas relacionados à água.

A sua participação é de extrema importância. Juntos estamos debatendo a construção de um mundo mais sustentável e com água de qualidade em quantidade para todos.

Quem é o Conselho Mundial da Água?

O Conselho Mundial da Água é uma plataforma internacional de multi-stakeholder. Foi criado em 1996 por iniciativa de especialistas em água de renome e organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação com as questões da água mundo da comunidade global.

A missão do Conselho Mundial da Água é promover a conscientização, o compromisso político e a ação gatilho sobre questões críticas da água em todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisão, para facilitar a eficiente conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso da água em todas as suas dimensões em uma base ambientalmente sustentável para o benefício de toda a vida na Terra. O Conselho catalisa também iniciativas e atividades, cujos resultados convergem para seu principal evento: O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três num país diferente. Saiba mais em: https://www.worldwatercouncil.org

Por que participar do Fórum Mundial da Água?

O Fórum Mundial da Água é a plataforma que catalisa projetos, ações e políticas em prol da recuperação e preservação dos recursos hídricos do mundo todo. Realizado a cada três anos numa cidade sede em um país diferente, o evento reúne diversos atores do mundo das águas, como formadores de opinião, autoridades nacionais e locais, jornalistas, pesquisadores, técnicos, estudantes, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de várias partes do globo. Já Foram realizadas oito edições do Fórum Mundial da Água: Marraquexe, no Marrocos (1997); Haia, na Holanda (2000); Kyoto, no Japão (2003), Cidade do México (2006), Istambul, na Turquia (2009); Marselha, na França (2012), Daegu e Gyeongbuk, na Coreia do Sul (2015); e Brasília, no Brasil (2018). A próxima edição está agendada para ocorrer em março de 2021, no Dacar, no Senegal. Saiba mais: https://www.worldwatercouncil.org/en/world-water-forum

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo