Consórcio PCJ inicia diagnóstico sobre a situação da disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ em meio a estiagem prolongada

Altas temperaturas e chuvas escassas causam atenção para o abastecimento já que o forte calor pressiona o consumo de água
O Consórcio PCJ iniciou levantamento nas Bacias PCJ com o questionário “Situação da Disponibilidade Hídrica”, que tem o objetivo de fazer um diagnóstico sobre a situação de abastecimento dos municípios e empresas associadas para, assim, propor medidas adicionais de contingenciamento para um cenário possível de estiagem prolongada.

As temperaturas têm batido recordes nas últimas semanas e o mês de setembro marcou o início do evento meteorológico “La Niña”, que arrefece as águas do Oceano Pacífico, ocasionando redução de chuvas no Sul e Sudeste do Brasil. Apenas no último mês, as chuvas ficaram 73% abaixo das médias históricas e o consumo de água passou a ser pressionado com a primavera mais quente.

É importante registrar que os anos de 2018 e 2019 já apresentaram chuvas menos intensas do que o esperado, tendo quedas de 20,5% e 12,5%, respectivamente, no volume de precipitações médias.

A estiagem prolongada e a ocorrência do evento “La Niña” devem causar mais atenção não somente para o momento atual, mas também com reflexos para a próxima estiagem, já que um verão com menos chuvas pode diminuir a recarga do lençol freático e reduzir ainda mais a disponibilidade hídrica para 2021.

Em 2020, o Consórcio PCJ elaborou dois importantes documentos para auxiliar os serviços de abastecimento num possível cenário de evento hidrológico extremo: os Mandamentos da Estiagem em meio à Covid-19 e, recentemente, o Guia de informações sobre recursos hídricos, saneamento e meio ambiente. A entidade ainda relembra que os municípios devem tentar promover as 22 Metas para a Sustentabilidade Hídrica durante esse período de estresse hídrico.

O Consórcio PCJ está trabalhando junto aos municípios e empresas associados a importância de responder o questionário para que a entidade possa avaliar com maior precisão a situação hídrica atual e traçar a melhor estratégia de enfrentamento de um possível evento extremo nos próximos meses.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo