Consórcio PCJ inicia comemorações da Semana do Meio Ambiente em Nova Odessa

O município associado de Nova Odessa (SP) realizou na última terça-feira, dia 05, a abertura das comemorações da Semana do Meio Ambiente, em cerimônia realizada no Teatro Municipal Divair Moreira com a presença do prefeito municipal e Presidente do Consórcio PCJ, Benjamim Bill Vieira de Souza. A ocasião também marcou o início das ações da entidade de celebração da data, que prevê a distribuição de mudas nativas para plantios de sensibilização da campanha “#TroquePlásticoporÁrvores” entre os municípios e empresas associados.

No palco do Teatro Municipal, alunos da Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Dante Gazzetta, da Escola Estadual Joaquim Rodrigues Azenha, e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) se revezaram em apresentações com temáticas voltadas à preservação dos recursos naturais.

“Acompanhei as apresentações dos alunos e pude perceber o quanto eles estão preocupados com o futuro do nosso meio ambiente. Promover o desenvolvimento pleno e sustentável do município é a missão do nosso governo. Arborização urbana, sustentabilidade hídrica, gestão de resíduos sólidos e conscientização ambiental são os pilares do desenvolvimento de Nova Odessa”, comentou Bill.

A subsecretária executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro, e o coordenador de projetos da entidade, Guilherme Valarini, também estiveram presentes na cerimônia de abertura das comemorações do Dia Mundial da Meio Ambiente.

A Semana do Meio Ambiente em Nova Odessa é organizada pela Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura. Na próxima quinta-feira (07), acontecerá o plantio de árvores no bairro Campos Verdes com a presença de cerca de 60 estudantes da Emefei Simão Welsh, com o apoio do Consórcio PCJ.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado desde 1972, todo dia cinco de junho e tornou-se uma plataforma global para a conscientização pública sobre questões ambientais. Na avaliação das Nações Unidas, a data é uma oportunidade para que todos se engajem ativamente na proteção da natureza. Em 2018, a data tem como tema a hashtag “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, com o objetivo de chamar governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

#TroquePlásticoporÁrvore

Com o objetivo de lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e promover a sensibilização quanto a recuperação dos rios e o impacto que os resíduos plásticos causam também aos mananciais, o Consórcio PCJ promove a campanha “#TroqueoPlásticoPorÁrvores”, pela qual serão disponibilizadas mudas nativas aos municípios e empresas associados para a realização de plantios simbólicos durante as comemorações da Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ideia da campanha é que sejam realizados plantios em áreas que margeiam os rios e que sejam limpas de resíduos plásticos, por isso a ideia de “trocar o plástico pelas mudas de árvores”. As mudas nativas serão fornecidas pelos viveiros parceiros do Programa de Proteção aos Mananciais da entidade. Cada associado terá direito a 30 mudas e deverão ser solicitadas pelo e-mail ppm@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475 9409, com Rafael Melo.

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo