Consórcio PCJ inicia as comemorações de seus 25 anos com lançamento de vídeo institucional nas mídias sociais

Este será um ano muito especial para o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), pois, em 13 de outubro serão celebrados os 25 anos de fundação da entidade. O Consórcio foi o grande precursor do sistema de gestão de recursos hídricos na região, e suas ações são importantes para a recuperação e preservação das Bacias PCJ. Para marcar o início das festividades, que deverão acontecer durante todo o ano de 2014, a Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ produziu um vídeo institucional de 30 segundos que foi lançado no dia primeiro de janeiro nas mídias sociais da entidade (youtube, facebook e twitter).

 
O vídeo atenta para o desperdício de água que cometemos no dia a dia e apresenta os 25 anos de trabalho do Consórcio PCJ no gerenciamento gota a gota no trato com água. A produção pode ser conferida no canal da entidade no Youtube (clique aqui para assistir).
 
Diversas atividades comemorativas estão sendo planejadas pela equipe de Parcerias do Consórcio e uma novidade já está em processo de planejamento com o apoio da empresa consorciada Ypê: um estande com o tema dos 25 anos dentro da ExpoFlora 2014, em Holambra (SP). Uma noite de homenagens e apresentação cultural está sendo programada para o mês de novembro, em local a ser definido ainda. Outras novidades serão apresentadas no decorrer do ano.
 
O Consórcio PCJ foi fundado por 11 municípios, em 13 de outubro de 1989. De lá para cá a entidade promoveu uma verdadeira transformação nas Bacias PCJ, com a recuperação da qualidade da água na região. Diversos avanços podem ser constatados como o salto no tratamento de esgoto de 3% para 60%, redução das perdas nos serviços de abastecimento de mais de 50% para 37%, o plantio de 4 milhões de mudas de árvores nativas em áreas de matas ciliares colaborando para a preservação e melhoria da qualidade da água, e a implantação do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, baseado no modelo francês. Ainda há muito trabalho pela frente e novos desafios apontam no futuro das Bacias PCJ, mas, os avanços promovidos pelo Consórcio PCJ nesses 25 anos causam elogios até mesmo na comunidade internacional. Haja vista que a entidade é membro da diretoria da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), membro do Conselho Mundial da Água e da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOB), além de participante de vários fóruns de debate sobre a água na Organização das Nações Unidas. No plano nacional, o Consórcio PCJ é membro atuante do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Conselho Estadual de São Paulo de Recursos Hídricos e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB).
 
Atualmente, o Consórcio PCJ é formado po 43 municípios e 29 empresas associadas.
 
Os interessados em participar como parceiros nas atividades de 25 anos do Consórcio PCJ podem contribuir com cotas de patrocínio ou aderirem a projetos específicos. Além do Ypê, também estão patrocinando o “Evento de 25 anos” as empresas Ajinomoto e Invista. Para saber mais, entre em contato com a coordenadora de projetos, Ligia Cepeda, pelo e-mail ligia@agua.org.br. 
 
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo