Consórcio PCJ informa sobre a segurança da Barragem de Salto Grande em CPI na ALESP

A segurança da Barragem de Salto Grande, localizada no rio Atibaia, em Americana (SP), e a necessidade de se firmar um pacto entre os municípios da região em prol da revitalização do reservatório foram os pontos discutidos durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), na última terça-feira, dia 27 de agosto.

Na sessão, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, refutou no momento a possibilidade de rompimento da barragem e tranquilizou os parlamentares sobre algum risco à população de Americana, Limeira e Piracicaba. Ele ainda ressaltou a necessidade de se firmar um pacto entre os municípios da região e o Governo do Estado para a liberação de recursos em prol da revitalização do reservatório.

Além da estrutura da barragem, discutiu-se a realização de um trabalho de revitalização das Áreas de Proteção Permanente (APP), uma vez que esta iniciativa reduz os efeitos da poluição difusa e do assoreamento do reservatório em 30%.

O secretário executivo do Consórcio PCJ fez ainda um relato histórico de todas as ações que estão sendo implementadas ao longo dos últimos anos nas Bacias PCJ para a instituição da governança e governabilidade, que permitiu avanços de indicadores de saneamento na região e o planejamento de ações que garantam a recuperação da qualidade da represa. Lahóz destacou que está em curso a revisão do Plano de Bacias PCJ, no qual constará a necessidade de implantação de tratamento terciários dos 11 municípios a montante do reservatório, o que deverá promover a diminuição dos índices de nutrientes que causam a eutrofização do reservatório.

A reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito também contou com a presença do secretário do Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, que prestou esclarecimentos sobre ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Americana e pela CPFL Paulista para manutenção e preservação do reservatório.

Entre os parlamentares, participaram da reunião da CPI os deputados: Adalberto Freitas Luiz Fernando T. Ferreira, Chico Sardelli, Dirceu Dalben, Marcio Nakashima, Rafa Zimbaldi e Roberto Moraes. Representando o Consórcio PCJ, além de Lahóz, estiveram presentes o coordenador de projetos, José Cezar Saad e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo