Consórcio PCJ homenageia “pais” do Projeto Semana da Água e estabelece cronograma para 2014

O Consórcio PCJ homenageou na Abertura da Semana da Água 2014, ocorrida no dia 20 de fevereiro no auditório Jamil Salomão, em Americana (SP), os fundadores do Projeto que o Consórcio PCJ promove há 20 anos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Receberam as premiações de Honra ao Mérito a Profª Adriana Braga, considerada a “mãe” do projeto; a Arquiteta e ambientalista Cláudia Grabher, da ONG Elo Ambiental; a Bióloga Kátia Gotardi, da Agência PCJ; e o Secretário Executivo do Consócio PCJ, o Eng. Francisco Lahóz

As homenagens foram entregues pelo Vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e também prefeito de Pedreira (SP), Carlos Evandro Pollo, na presença de 150 pessoas, entre prefeitos, vereadores, educadores e representantes de ONGs e dos Serviços de água, secretarias de educação e de meio ambiente da região. 

Na mesa de abertura do evento, o Prefeito Carlos Evandro Pollo, ressaltou a importância de cada educador neste Projeto. “Tenho certeza de que o trabalho desenvolvido pelos educadores em suas escolas foi muito importante para minimizar o problema da estiagem que estamos enfrentando agora. É fundamental que a gente persista nesse trabalho para que possamos superar as dificuldades”. Ele complementou dizendo da importância de se trabalhar em conjunto. “É preciso unir forças, trabalharmos com todas as escolas, para que o aluno se sinta mobilizado e consiga envolver toda a família e também a comunidade”, destaca.

Fizeram parte da mesa de abertura: o Secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, representando o Prefeito Diego De Nadai; o chefe da divisão de meio ambiente do DAE de Americana, Carlos Zappia, representando a Diretora Geral Claudete Pereira; a Superintendente do SAAE de Atibaia, Fabiane Santiago; o gerente comercial da Faculdade de Americana (FAM) Eryvelton Baldin, representando o Diretor Geral Florindo Corral; e o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz. 
 
Lahóz, considerado o “pai” do Projeto Semana da Água, destacou que o Consórcio PCJ só continua exercendo suas atividades até hoje por ter tido o trabalho reconhecido pela comunidade. “O Consórcio, que este ano completa 25 anos, poderia ter deixado de existir após a criação da Agência de Bacias, mas isso não ocorreu porque as pessoas reconheceram a nossa importância e quiseram que nós continuássemos trabalhando em prol da gestão da água de nossa região”.
 

Cronograma

No ano em que o Projeto Semana da Água comemora 20 anos de existência, a proposta é promover uma integração entre os municípios participantes, com troca das experiências adquiridas nas duas décadas de atividades. Para isso, foram escolhidos durante o evento de abertura os municípios que sediarão Seminários Regionais em três regiões das Bacias PCJ. 
 
Ficou acordado que o primeiro encontro, que será realizado em março, acontecerá em dois municípios: no período da manhã na cidade de Atibaia (SP), e à tarde em Bragança Paulista (SP). No mês de abril, quem sediará o evento será o município de Indaiatuba (SP), sendo que no último encontro, em maio, os participantes terão a oportunidade de conhecer o município de Rio Claro (SP).
 
No dia 05 de junho, Dia Mundial do meio Ambiente, os municípios serão incentivados a realizarem pelo terceiro ano consecutivo a “Virada Ambiental”, que tem como principal objetivo “chamar a atenção da população para os problemas ambientais que enfrentamos, e clamar para que uma mudança comportamental ocorra”, incentiva a Gerente de Sensibilização e Gestão do Consórcio PCJ, Andréa Borges.
 
Após o período de férias, as atividades retornam em agosto com uma oficina sobre como elaborar o Livro de Bordo – relatório desenvolvido pelos municípios para comprovar as atividades desenvolvidas durante o projeto. Em setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, será ministrado pelo Consórcio PCJ uma oficina sobre viveiros florestais, e no dia 29 de outubro (Dia Nacional do Livro), um escambo literário está programado para promover a troca de livros entre os participantes. 
 
O fechamento das atividades do Projeto Semana da Água 2014 será realizado em novembro, durante o Seminário de Avaliação Regional, quando os municípios tem a oportunidade de discutir os pontos positivos e negativos da realização do projeto durante o ano.
 

Retrospectiva Semana da Água – 20 anos

O sucesso do Projeto Semana da Água pôde ser reconhecido durante a apresentação da retrospectiva dessas duas décadas de trabalho, nas Bacias PCJ, em prol da conscientização da importância da água. A retrospectiva descreveu como surgiu a ideia do projeto em 1994, inspirada no projeto da Agência francesa Sena-Normândia chamado “Classes d’Eau”, e os primeiros passos para convencer 13 municípios a participarem das atividades em 1995. Ao longo dos anos, a credibilidade do Projeto só aumentou, e com isso o número de municípios participantes também cresceu. Em 1998, trinta e três cidades aplicaram o projeto de educação ambiental na Bacia PCJ, sendo que neste mesmo ano o Projeto Semana da Água foi o vencedor do Concurso Nacional de Ideias Inovadoras – Prêmio Ashoka.
 
Em 2004 o Projeto Semana da Água completou 10 anos de existência, inserindo como novidade a escolha de um tema anual para as aplicações do projeto. Para a arquiteta e também ambientalista engajada, Cláudia Graber, esse recorte de temas é essencial para a eficácia do Projeto. “A escolha por um tema específico a cada ano é muito importante, pois proporciona a discussão aprofundada sobre um assunto que esteja em pauta no momento. Por exemplo, quando a cobrança pelo uso da água foi implantada nas Bacias PCJ, os educadores nos ajudaram a conscientizar sobre a importância de dar valor ao uso da água e sobre a permanência desses recursos financeiros arrecadados para ações de melhorias na própria região, refletindo assim nos baixos índices de inadimplência”, afirma. 
 
Foi no ano de 2007 que o Projeto Semana da Água conseguiu envolver o maior número de estudantes, alcançando a marca de 206.337 crianças e adolescentes nos cerca de 30 municípios que participaram do projeto naquele ano. No total, o Projeto Semana da Água do Consórcio PCJ, em seus 20 anos de existência, já capacitou diretamente mais de 2,5 milhões de alunos quanto à importância da educação ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo