Consórcio PCJ homenageia Júlio Thadeu Silva Kettelhut devido ao seu trabalho na gestão de recursos hídricos

Na última quinta-feira, dia 14, o Consórcio PCJ, dentro do contexto das comemorações dos “20 Anos da Política Nacional de Recursos Hídricos”, prestou homenagem ao engenheiro Júlio Thadeu Silva Kettelhut devido aos 41 anos de trabalhos dedicados à gestão de recurso hídricos do Brasil. A homenagem aconteceu durante a 2ª Reunião das Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), realizada na cidade de Ribeirão Preto (SP), e foi realizada pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, o engenheiro Francisco Carlos Castro Lahóz, representando o Sr. Marco Antônio dos Santos, representante titular da entidade junto ao segmento dos consórcios intermunicipais e associações junto ao CNRH.
Kettelhut iniciou sua experiência na área pelo Conselho de Defesa do Vale do São Francisco (CONDEVASF), e depois se transferiu, por comissionamento, para a então Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, hoje, Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, onde permanece até o momento sempre disposto a contribuir com esclarecimentos e fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Ele esteve presente na primeira reunião das Câmaras do CNRH, em 2016, e novamente na segunda reunião realizada semana passada, quando realizou palestra sobre o tema “Apresentação da Estrutura do CNRH, Regimento Interno do Conselho e Câmaras Técnicas”.

O secretário executivo do Consórcio PCJ ressaltou que “Julio Thadeu além dos trabalhos desenvolvidos  na Secretaria  dos Recursos Hídricos, contribuindo na formulação e implementação da Política Nacional e seu arcabouço estrutural, vem coordenado com maestria as Câmaras Técnicas ao longo desse anos e sempre primando pela informação de qualidade, permitindo a formação do conhecimento em todos os momentos, tal como  na criação do Plano Nacional dos Recursos Hídricos e  em suas revisões”, atentou Lahóz durante o encontro.

Em seguida, o engenheiro Carlos Alencastre, Diretor do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) da Bacia do Rio Pardo, em Ribeirão Preto, anfitrião do encontro, complementou as falas de homenagem, dizendo que em seus muitos anos de representante dos Comitês de Bacias, junto ao CNRH, sempre teve antes, durante e após as Reuniões do Conselho o total e irrestrito apoio de Kettehult, esclarecendo dúvidas e indicando caminhos de forma harmoniosa e no total espirito da gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos.

Já o professor Paulo Robson da Silva Samuel, representante oficial do segmento dos Comitês de Bacias hidrográficas junto ao CNRH, iniciou agradecendo ao Ministério do Meio Ambiente, pela deferência especial em encaminhar para contribuir com a Reunião, um representante da Secretaria de Recursos Hídricos e outro da ANA, ratificando a homenagem a Kettehult.

O homenageado se mostrou sensibilizado e agradeceu a todos pelas palavras testemunhadas, além de destacar a importância da gestão da água no país. “Acredito ser de fundamental importância o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e, após “20 anos da implementação da Lei 9433/97, que institui a Política Nacional” ser homenageado pelo atuante segmento dos Comitês e Consórcios Intermunicipais é uma grande honra. É um grande e especial presente”, comentou Kettelhut.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo