Consórcio PCJ homenageia Comitê PCJ e autoridades ressaltam apoio e parceria

 

 18/11/2011

O Consórcio PCJ participou na manhã desta sexta-feira (18) do evento de comemoração dos 18 anos de existência do Comitê PCJ – SP (CBH – SP). Durante o encontro, o presidente da entidade, Angelo Perugini, entregou uma Comenda de Mérito Ambiental ao presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, em homenagem aos anos de trabalho.

Estiveram presentes na comemoração o Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o Secretário Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Rogério Menezes, o Presidente dos Comitês PCJ e Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e o Secretário Executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, além de diversos coordenadores de câmaras técnicas e representantes de entidades ligadas ao setor dos recursos hídricos e meio ambiente das bacias PCJ.

O evento ocorreu na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba – SP. Em sua fala, Perugini enalteceu a participação do Consórcio PCJ na criação do Comitê PCJ e reforçou o apoio e a parceria nos desafios para os próximos anos. “Em 1989, quando o Consórcio foi criado, não existia Política de Recursos Hídricos no país. As bacias PCJ se propuseram a implantar um Sistema de Gestão, e a criação dos Comitês PCJ foi uma ação prioritária. O Consórcio PCJ auxiliou na criação e sempre foi o braço direito dos Comitês PCJ. Assim, reforçamos nosso apoio e compromisso para a continuidade do trabalho”, disse Perugini.

Em sua fala, Negri também lembrou o início da gestão dos recursos hídricos na região, em 1989. Na época, a dificuldade da cidade para captação de água no rio Piracicaba devido ao alto nível de poluição da água, deu início ao movimento que culminou na criação do Consórcio PCJ. “Hoje, para se conhecer sobre gestão dos recursos hídricos é preciso passar pelo Consórcio PCJ e pelos Comitês PCJ que, juntos, construíram um modelo de gestão para o Brasil”, afirmou.    

O Secretário Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Rogério Meneses, disse que “ nas bacias PCJ existe uma grande ligação entre o Comitê PCJ, o Consórcio PCJ e, principalmente, com a sociedade. Isso auxilia para que a região seja exemplo pra o mundo e, com certeza, ela será destaque durante o Fórum Mundial da Água que será realizado em março de 2012 na França”.

Após as considerações, o presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini, fez a entrega da Comenda de Mérito Ambiental ao presidente do Comitê PCJ, Barjas Negri.

O Consórcio PCJ auxiliou na criação de ferramentas que proporcionam a melhora no gerenciamento dos recursos hídricos nas bacias PCJ, como o Comitê PCJ, Agência de bacias PCJ, Fundação Agência de Bacias PCJ e, mais recentemente, a Agência Reguladora Regional de Saneamento (Ares PCJ). As iniciativas auxiliaram na melhoria dos indicadores da região, como o aumento do tratamento de esgoto de cerca de 3% em 1989 para mais de 50% nos dias atuais.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo