Consórcio PCJ fornece mudas para reflorestamento na bacia do Córrego Barroca em Limeira

A bacia do Córrego Barroca Funda será beneficiada com o plantio de 2 mil mudas de espécies nativas, em uma Área de Preservação Permanente (APP) de 12 mil m2, localizada às margens de uma nascente, no bairro Cecap, no município consorciado Limeira.

A ação de reflorestamento foi realizada nesta quinta-feira, 19 de janeiro, pela concessionária dos serviços de saneamento no município e associada ao Consórcio PCJ, Foz do Brasil como Termo de Compensação e Recuperação Ambiental (TCRA) e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades. Grande parte das mudas foi fornecida pelo Consórcio PCJ.

Cerca de 70 crianças integrantes dos projetos sociais do Centro Comunitário do bairro participaram do plantio; além de moradores; o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, Domingos Furgione Filho; vereador e o coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

O reflorestamento visa recuperar parte da mata ciliar dessa região, fundamental para a preservação dos recursos hídricos, já que a área está localizada na bacia de um importante curso d´água, o Córrego Barroca Funda, um dos afluentes do Ribeirão Tatu, que por sua vez deságua na bacia do Rio Piracicaba.

Para o Coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais, as recuperações de matas ciliares localizadas em zona urbana geralmente são mais complexas quando comparadas às realizadas em propriedades rurais. “isso se deve a necessidade de conscientizar a população local sobre os benefícios das áreas verdes e sobre os malefícios de diversos hábitos frequentemente encontrados em nossa região como o descarte de resíduos, soltura de gado e o ateamento de fogo nessas áreas”, explica Valarini..

Educação Ambiental

A área selecionada para receber as mudas sofre frequentemente com o descarte irregular de lixo, entulho e animais mortos. A preparação do local contou primeiramente com limpeza, roçagem do mato e preparação do solo para o plantio.

Como a área sofre com histórico de lixo e entulho, para que o reflorestamento tenha sucesso é fundamental que a população do entorno receba informações ambientais e tenha consciência das conseqüências de suas atitudes. Para isso, ao longo desse ano a concessionária Foz do Brasil prevê ações de educação ambiental direcionadas a vários públicos dessa região, de crianças a grupos da terceira idade.

A primeira palestra foi realizada na última terça-feira, 17 de janeiro, a crianças do Centro Comunitário da Cecap. Os participantes receberam informações sobre a importância da árvore para o meio ambiente ao trazer sombra, ar fresco e puro, contribuir para a temperatura, evitar que o lixo jogado nas ruas chegue até os rios e preservar a quantidade e qualidade das águas. As crianças ainda foram orientadas a não jogar lixo, entulho e não colocar fogo e, certamente serão multiplicadoras, levando às famílias as orientações ambientais que receberam.

Outros grupos do bairro também receberão as palestras sobre meio ambiente, como os participantes do Projovem; alunos da Escola Estadual Ataliba Pires do Amaral; grupos da terceira idade e responsáveis pelas crianças em reunião de pais. O trabalho de educação ambiental será desenvolvido em parceria com importantes instituições e agentes sociais que atendem a comunidade, como o Centro Comunitário; o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Escola Estadual Ataliba Pires do Amaral.

O diretor da Foz do Brasil, Sandro Stroiek, explica que o objetivo desse trabalho é promover a conscientização ambiental e mudança de atitude na comunidade local, para que ela se sinta envolvida no meio ambiente à sua volta e responsável por sua preservação. “Não basta chegar aqui, plantar árvores e ir embora, porque certamente o resultado será perdido. A comunidade deve participar desse processo, querer as árvores nesse local e fazer a sua parte não jogando lixo e ateando fogo”, considera o diretor.    

O descarte de entulho de construção civil e restos de podas de árvores deve ser feito nos ecopontos distribuídos pela cidade e não em vias públicas e margens de córregos. Seguem endereços de dois ecopontos mais próximos dessa região:

– Rua Prof. Arlindo Silvestre – Jd. Gustavo Piccinini

– Rua Gustavo Kuntz Busch, esquina com Rua Maria Ap. M. Soares – Jd. Ipiranga
 

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo