Consórcio PCJ forma multiplicadores da Rio mais 20 com o Projeto Semana da Água 2012

Os pilares do desenvolvimento sustentável passam a ser debatidos pelo Projeto “Semana da Água 2012”, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, a partir dessa terça-feira, dia 08 de maio, com a abertura oficial do projeto no auditório Jamil Salomão da Faculdade de Americana (FAM), em Americana (SP). A “Semana da Água 2012” terá como foco dos debates os temas ligados a Rio+20, a conferência sobre desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro.

Essa primeira etapa do projeto consiste na formação de agentes multiplicadores dos conhecimentos apreendidos durante as capacitações, como orientações para a elaboração dos projetos e a replicabilidade dos mesmos nas escolas dos municípios participantes. No segundo semestre de 2012, os agentes replicam esses conhecimentos entre os mais de 120 mil alunos, que anualmente participam da inciativa.

Sob o mote de “Juntos construímos o futuro que queremos”, está previsto para o começo de junho a “Virada Ambiental”, com os municípios participantes do projeto “Semana da Água 2012” para a execução de atividades de conscientização com os temas sobre o desenvolvimento Sustentável. A coordenadora de projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo Programa de Educação Ambiental da entidade, Andréa Borges, explicará  melhor durante a reunião de lançamento do projeto como será a realização dessa ação.

“Queremos que a virada seja uma forma de trazer os temas da Rio+20 mais perto da realidade da população, numa grande ação de conscientização”, diz Andréa, revelando alguns detalhes do que será a Virada Ambiental.

A programação da reunião de lançamento do projeto “Semana da Água 2012 – Juntos Construímos o Futuro que Queremos”, consiste em apresentar o tema de trabalho para o ano, além das formas de participação na Rio+20. Também será apresentado o cronograma das atividades para 2012, entrega de roteiro das atividades de multiplicação da semana da água 2012 (instruções de elaboração de projetos), além da entrega dos certificados digitais da Semana da Água 2011 e materiais didáticos para 2012.

O projeto Semana da Água

O projeto Semana da Água é realizado pelo Consórcio PCJ há 18 anos, e já capacitou cerca de 4 milhões de pessoas (de forma direta e indireta) nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (bacias PCJ) sobre noções de uso racional de água e gestão de recursos hídricos.

O ano de 2011 fechou com 194.677 pessoas capacitadas sobre valores humanos e noções de eventos extremos, o tema do projeto em 2011. No total, 38 municípios participaram da iniciativa e os resultados foram apresentados no Seminário de Avaliação na cidade de Jaguariúna (SP), em dezembro passado.

A Semana da Água é um projeto pioneiro no Brasil em capacitação sobre gestão de recursos hídricos e referência nacional e internacional pelos resultados obtidos na disseminação dos conceitos ambientais e de uso adequado da água.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo