Consórcio PCJ fará distribuição de 1,5 mil mudas nativas e medicinais no Tivoli Shopping

17/09/10

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e o Tivoli Shopping, em parceria com a prefeitura de Americana, através da Secretaria de Meio Ambiente e a prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, promovem no dia 19 de setembro a tradicional distribuição de mudas de árvores ciliares e urbanas, além de mudas de plantas medicinais. A entrega acontece a partir das 12h, no Corredor entre as Portarias A e D ( entre as lojas C&A e Marisa) do shopping.

O evento marca a comemoração do Dia da Árvore – festejado no dia 21 de setembro –, do Dia Regional de Proteção aos Mananciais e o Aniversário de 21 anos do Consórcio PCJ. No total serão distribuídas 1,5 mil mudas, dentre elas, 500 são de espécies ciliares e urbanas e mil mudas de ervas medicinais.

As mudas serão disponibilizadas pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ por meio de parcerias com viveiros municipais da região. Em 18 anos de existência, o Programa já plantou cerca de três milhões de árvores nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Para a distribuição, a quantidade de mudas ficou assim dividida: 250 mudas de matas ciliares, como Ipê Amarelo, Ipê Branco, Ipê Roxo, Cedro Rosa, Copaíba e Manacá da Serra; e outras 250 mudas para plantio em área urbana, como Ameixa (Nespera), Araçá (Amarelo – Roxo – Vermelho), Chorão, Goiaba e Pitanga. As mil mudas de ervas medicinais serão divididas entre guaco, hortelã, salsinha e coentro.

O Consórcio PCJ, desde a sua fundação em 1989, desenvolve ações de preservação e recuperação dos mananciais de nossa região, divididos em 12 programas. Um dos objetivos da entidade é o de conscientizar a população sobre a problemática dos recursos hídricos das bacias PCJ e atentar para práticas de conservação do meio ambiente e promoção da sustentabilidade, através de projetos de Educação Ambiental e recuperação de matas ciliares.

Iniciativas como esta, de distribuição de mudas nativas, buscam despertar nas pessoas boas práticas ambientais e a importância de se plantar árvores para a recuperação de áreas degradadas.
 

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo